sábado, março 24, 2007

Alegrias e tristezas

Hoje devia estar bem contente porque, como fã dos Pink Floyd, vou ouvir e ver, na versão Pulse, que possuo em CD e DVD, o alinhamento do álbum Dark Side of the Moon, lançado há precisamente 34 anos, (felizmente, também tenho o álbum original em vinil).

No entanto, não posso passar ao lado do facto de, 125 anos depois (24 de Março de 1882) de Robert Koch ter anunciado a descoberta da bactéria responsável pela tuberculose (Mycobacterium tuberculosis), todos os anos 60 milhões de pessoas ainda serem infectadas com esta doença. E, embora actualmente ela seja tratável, ainda mata anualmente 2 milhões de pessoas.

De acordo com o Relatório do Desenvolvimento Humano de 2002 da ONU, sem um controle muito mais eficaz, cerca de mil milhões de pessoas serão infectadas e 35 milhões morrerão de tuberculose até 2020.

E não se pense que a tuberculose é uma doença apenas dos países sub-desenvolvidos. Cá no nosso canto, uma doença considerada irradicada há décadas voltou a surgir em força, há poucos anos. Para pensar e agir, cada um na medida das suas capacidades.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em relação há tuberculose ontem li uma noticia que me deixou um pouco mais sossegado, que o número de pessoas infectadas tinha estabilizado.Espero que comece a desaparecer de vez.
Quanto aos Pink Floyd acho que vai passar um excelente momento a ouvi-los também tenho quase todos os albuns deles e simplesmente adoro-os. É pena que não façam mais uns concertos e se possivel cá em Portugal é que não cheguei a ter a possibilidade de os ver nos anos 90.
Abraço