terça-feira, março 13, 2007

Serviço Público No dia 7 de Março surgiu um espaço de verdadeiro serviço público na blogosfera portuguesa: um novo blogue de ciência, filosofia e educação chamado De Rerum Natura. Entre os seus autores encontam-se um físico e um matemático, ambos com várias obras de divulgação científica publicadas, um filósofo, autor de diversos livros e manuais da disciplina, uma pedagoga, também com obra publicada, uma química (professora do IST) e dois biólogos. Desde o início, e as primeiras postagens o confirmaram, mostrou ser um espaço merecedor de visita diária e leitura atenta. Como aperitivo, deixo a posta de apresentação: O poeta latino Tito Lucrécio Caro, que viveu no século I a.C., escreveu um único livro: o poema De Rerum Natura. Nele defende a teoria atomista (Demócrito já tinha dito antes «Tudo no mundo é átomos e espaço vazio») mas fala, além de coisas da física e da química, de muitas outras coisas: biologia, psicologia, filosofia, etc. O blog que partilha o título com o poema de Lucrécio falará também de várias coisas do mundo, procurando expor a sua natureza. Partirá da realidade do mundo (o nosso mundo, feito de átomos e espaço vazio) para discutir o empreendimento humano da descoberta do mundo, que é a ciência, e as profundas implicações que essa descoberta tem para a nossa vida no mundo. Mostrará o que é a ciência (história e filosofia da ciência, cultura científica, aplicações da ciência, riscos, educação científica, arte e ciência, etc.). Enfrentará a anti-ciência nas suas várias formas, sejam elas fraude, demagogia, pseudo-ciência, superstição ou simples erro. Falará em particular do caso português e da nossa necessidade de mais e melhor ciência para sermos um país mais culto, mais desenvolvido e mais livre.

5 comentários:

GMaciel disse...

Excelente notícia - e um óptimo serviço público a quem te lê. :)
Vou espreitar e já cá volto.
beijos

GMaciel disse...

Bom, numa rápida visita e depois da leitura atenta sobre os mitos que envolvem Einstein, devo concordar que passará a ser uma visita obrigatória. Pela parte que me toca, já o adicionei. Obrigada uma vez mais. :)
beijos

JVC disse...

Isto não vem nada a propósito. É porque perdi o endereço do Lino e não lhe posso enviar a seguinte mensagem que mandei a vários bloguistas.

"Chamo a atenção para uma nota indignada que escrevi no meu blogue. Sugiro-vos que, onde escrevem, amplifiquem isto.

"A PIDE não torturava"

Anónimo disse...

Já espreitei e gostei. Obrigada.

lino disse...

Graça:
Obrigado. Bjos :)

João:
Já afixei uma posta relativa ao assunto.

Sofia:
Obrigado. Noutra oportunidade continuaremos o diálogo na sua caixa de comentários.