quinta-feira, março 08, 2007

Dia Internacional da Mulher

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Repete-se, ano após ano, que este dia surgiu na sequência de uma greve, realizada em 8 de Março de 1857, por trabalhadoras de uma fábrica têxtil, em Nova Iorque, na sequência da qual as grevistas teriam sido trancadas no interior da fábrica pelos patrões e pela polícia, que ateou fogo ao prédio, matando 129 trabalhadoras.

Embora esta história de luta, sacrifício e morte assente bem ao dia como um mito, seja repetida anualmente por milhares de órgãos de informação e conste mesmo das várias versões da Wikipedia, parece não ter qualquer rigor histórico.

Na verdade, em 1982, duas investigadoras francesas, Liliane Kendel e Françoise Picq, demonstraram que tal greve não vem noticiada em qualquer jornal norte-americano da época e simplesmente não existiu. Pela minha parte, investiguei os arquivos do The New York Times, jornal que certamente a teria noticiado se tivesse existido e não encontrei qualquer indício. O próprio sítio do Dia Internacional da Mulher também não refere essa greve e o sítio da ONU dedicado ao assunto idem aspas.

O que está provado é que em 1908 cerca de 15.000 mulheres marcharam em Nova Iorque pedindo a redução das horas de trabalho, melhores salários e direito de voto e em 1909, na sequência de uma declaração do Partido Socialista da América, comemorou-se o primeiro Dia Internacional da Mulher nos Estados Unidos, no dia 28 de Fevereiro.

Em 1910, na primeira conferência internacional sobre a mulher realizada sob a égide da Internacional Socialista em Copenhaga, foi aprovada, por mais de 100 mulheres de 17 países, a instituição de um Dia Internacional da Mulher, embora sem data fixa. O dia 8 de Março surgiu já depois da Revolução de Outubro, quando Alexandra Kollontai convenceu Lenine a torná-lo num dia oficial. A data foi escolhida porque foi no dia 23 de Fevereiro de 1917 (8 de Março no nosso calendário) que se verificou uma grande manifestação de mulheres russas em São Petersburgo que reclamaram pão e o regresso dos soldados.

O dia 8 de Março como dia dedicado à mulher somente tomou a dimensão que tem após a II Guerra Mundial. A partir de 1960 assume a dimensão de grande acontecimento internacional e em 1975 as próprias Nações Unidas decidiram consagrá-lo como o Dia Internacional da Mulher.



Uma rosa "Caliente" para a minha mulher







Uma rosa "Mon Cheri" para a minha filha







Uma rosa "We Salute You" para as minhas visitantes







Uma rosa "Black Lady" para as restantes amigas


4 comentários:

GMaciel disse...

Lino, estas rosas emocionaram-me, pela sua escolha e pelas dedicatórias. Como uma das homenageadas, muito obrigada.
:)
Já conhecia a história, a verdadeira, do Dia Internacional da Mulher, mas como dizia Einstein, "é mais difícil quebrar um «preconceito» do que separar o átomo", neste caso, um «mito».
:)
beijos a ti e às mulheres da tua vida. :)

maria disse...

Obrigada pela minha. :)

beijos

lino disse...

Graça e MC:
Um muito bom dia. Este e todos.
Beijos.

Anónimo disse...

Obrigada pelas que me tocam... são lindissimas :D
Beijos muito grandes neste dia :)