segunda-feira, março 05, 2007

Obrigatório ler


Desidério Murcho (n. 1965) é autor de Essencialismo Naturalizado (Angelus Novus, 2002), A Natureza da Filosofia e o seu Ensino (Plátano, 2002) e O Lugar da Lógica na Filosofia (Plátano, 2003). Organizou, com Aires Almeida, a antologia Textos e Problemas da Filosofia (Didáctica, no prelo) e, com João Branquinho, a Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos (2.ª edição revista e aumentada, Quasi, no prelo). É licenciado e mestre em Filosofia (Universidade de Lisboa) e prepara actualmente um doutoramento (King's College London) na mesma área, onde é também tutor em Lógica Filosófica, Ética e Filosofia da Religião e orientador de pós-graduados. Colunista do suplemento "Mil Folhas" do jornal Público, é director da maior revista virtual portuguesa de filosofia: Crítica . É formador de professores de filosofia do ensino secundário.


O seu último livro, lançado em Janeiro de 2006 pela Quasi, é o primeiro de uma série que o filósofo dirige naquela editora.

Em Pensar Outra Vez: Filosofia, Valor e Verdade o leitor é convidado a visitar alguns problemas centrais de diferentes disciplinas da filosofia.

Incluindo temas como o sentido da vida, o cepticismo sobre o mundo exterior, a natureza da ciência, a importância da crítica e da argumentação para a democracia, o vegetarianismo e a protecção dos animais não humanos, assim como o legado de Bertrand Russell e a natureza do tempo, trata-se de uma leitura fascinante para o grande público, sendo também esclarecedora para professores e estudantes.

Mais informação sobre esta obra, absolutamente a não perder, pode ser encontrada na Crítica.

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar de já ter estado com ele na mão, nunca pensei ler.... mas agora depois deste mini resumo, fiquei tentada!