How many times must a man look up, Before he can see the sky? How many ears must one man have, Before he can hear people cry? The answer, my friend, is blowin' in the wind. The answer is blowin' in the wind.
segunda-feira, abril 14, 2008
Dinheiro, poder e sexo
É velha como a história conhecida da espécie humana a relação entre dinheiro, poder e sexo.
Com efeito, já na fase primitiva dos nossos antepassados recoletores e caçadores, os homens competiam entre si para ver quem recolhia a maior quantidade de “dinheiro” da altura (frutos e presas) para assim terem mais influência e melhor conquistarem as mulheres da tribo.
Em fases civilizacionais mais avançadas, a posse de mais meios de troca (dinheiro ou mercadorias, incluindo os escravos e os servos da gleba) e, portanto, de mais riqueza, conduzia iniludivelmente a mais poder e ao desfrute de mais sexo. E na sociedade contemporânea, tal realidade mantêm-se.
Recentemente, um estudo científico publicado no jornal, sujeito a revisão por pares, NeuroReport (acesso limitado a assinantes), no passado dia 26 de Março, concluiu que o sexo e o risco financeiro estão ligados à mesma área cerebral.
Com efeito, imagens de ressonância magnética cerebrais revelaram que, quando a homens jovens eram mostradas imagens eróticas, eles eram mais propensos a fazer especulações financeiras mais ousadas do que quando lhes eram mostradas imagens aterradoras – como cobras – ou neutrais – como, por exemplo, um agrafador, e que as imagens excitantes iluminavam a mesma parte do cérebro que brilha quando se assumem riscos financeiros – o nucleus accumbens, que se situa próximo da base do cérebro e que tem um papel central naquilo que cada um sente como prazer.
O estudo, conduzido por Camelia Kuhnen, professora de finanças na Northwestern University, em conjunto com o psicólogo de Stanford, Brian Knutson, e outros cientistas, foi realizado na Stanford University e envolveu 15 jovens heterossexuais do sexo masculino que fizeram mais de 50 apostas cada um durante as ressonâncias magnéticas. O facto de apenas terem sido observados homens ter-se-á devido a uma maior dificuldade em encontrar imagens eróticas que “entusiasmassem” tantas mulheres heterossexuais diferentes como acontece com os homens heterossexuais.
Apesar da amostra algo reduzida, o estudo veio confirmar resultados anteriores.
De qualquer modo, não deixa de ter piada imaginar que o Sílvio Berlusconi terá construído o seu império ao ver filmes pornográficos da Cicciolina, que o grande especulador George Soros terá feito fortuna a acompanhar as aventuras eróticas de Martina Navratilova com Judy Nelson, ou que Warren Buffet terá acumulado a sua imensa fortuna olhando para as fotografias ousadas de Marilyn Monroe. Já os novos bilionários do Google, do YouTube, do MySpace ou do Facebook, provavelmente tiveram as suas brilhantes ideias a verem e reverem o cruzar de pernas da Sharon Stone em Instinto Fatal.
Dos portugueses, mais vale não fazer palpites. O único que ouso fazer é sobre o Berardo que, muito provavelmente, comprou em primeiro lugar as telas mais ousadas da sua colecção com os primeiros trocados, enriquecendo, depois, a olhar para elas.
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2 comentários:
Diria que se trata de um palpipe soft...
ola amigo! passando para te ler
se quiseres passa por ca
bjo
carla granja
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