quinta-feira, abril 03, 2008

"Havaianas"


14 anos e alguns milhares de milhões de euros depois, o Grande Colisor de Hádrons, construído no Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear e com data de inauguração prevista inicialmente para Novembro de 2007, parece que estará pronto para começar a operar no verão deste ano com vista a recriar as condições e energias verificadas um bilionésimo de segundo após o Big Bang, com todas as consequências que daí poderão advir em termos de conhecimento.

De positrões, electrões, protões, câmaras de vácuo, acelerações de partículas, teoria das cordas, teoria dos campos e outras coisas do género não percebo mais do que o cidadão leigo medianamente informado, mas tenho, habitualmente, uma boa dose de confiança nos especialistas do ramo que, todos juntos, devem saber razoavelmente aquilo que andam a fazer. E no CERN já fizeram muitas coisas úteis, entre as quais a criação da World Wide Web.

Mas há sempre uns “maduros” apostados em colocar umas areias na engrenagem, e estes parece que calçam "havaianas". Walter Wagner - residente no Havai e que terá estudado física e feito investigação de raios cósmicos em Berkeley - e Luis Sancho - que se intitula investigador em “teoria do tempo” e reside em Espanha, estão convencidos de que a actividade do LHC talvez possa provocar um buraco negro que engolirá a Terra e, possivelmente, todo o Universo.

Portanto, não estiveram com meias medidas e, literalmente, pediram a um Juiz para Salvar o Mundo, metendo um processo no Tribunal Federal de Honolulu com vista a impedir o CERN de operar o acelerador até que apresente um relatório sobre a segurança e a avaliação ambiental. Claro que há vários relatórios elaborados, mas os queixosos ainda não estão convencidos, pelo que o “programa segue no próximo dia 16 de Junho”, no meio do Pacífico.

1 comentário:

jrd disse...

Nesta matéria nem com Havaianas lá vou. Sinto-me mesmo descalço...