segunda-feira, abril 28, 2008

Prevenção e Segurança no Trabalho


Hoje é o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, criado por Resolução da OIT (Organização Internacional do Trabalho) de 1996; este ano, entre nós, é celebrado como o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.

Apesar das medidas que têm sido tomadas em muitos países do mundo, os acidentes de trabalho e os novos casos de doenças profissionais não param de aumentar, estimando-se que ocorram anualmente, em todo o mundo, 270 milhões de acidentes de trabalho (não mortais) e 160 milhões de novos casos de doenças profissionais.

É imperioso que todos - entidades empregadoras e trabalhadores - tomem consciência da dimensão do problema e assumam uma atitude e um comportamento adequados de PREVENÇÃO e SEGURANÇA, com vista à minimização permanente dos riscos nos locais de trabalho.

O uso de capacetes protectores em várias actividades de risco, desde as minas à construção civil, de meios de segurança por parte de quem tem de subir a andaimes, telhados ou terraços, de óculos adequados para quem trabalha em ambientes propícios a danos oculares (soldadores, rebarbadores, etc.), de máscaras por parte de quem trabalha com produtos que emanam gases, fumos ou poeiras prejudiciais à saúde (pintores de automóveis ou outros, cortadores de relva, varredores de chãos, recolectores de lixo e outros), de ventilação eficaz, de protectores para os ouvidos em situações de ruído assinalável, de luvas e calçado próprio, são tudo medidas que podem fazer diminuir a “factura” dos Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais.

Todos nós, mesmo aqueles que trabalham em profissões de menor risco, podemos contribuir com o nosso esforço para um mundo mais são, adoptando posturas corporais correctas, eliminando ruídos desnecessários, mantendo limpos os locais de trabalho e os espaços públicos que utilizamos (não esquecendo que os donos de animais domésticos são obrigados por lei a apanhar os excrementos dos seus bichinhos, o que a grande maioria não faz).

Devemos, também, ter sempre presente que o Seguro de Acidentes de Trabalho é obrigatório e que, embora não restitua um membro amputado ou dilacerado, pagas as despesas dos tratamentos, proporciona a reabilitação até onde ela for possível e garante pensões de reforma. Se todos, ao adjudicarmos uma obra no nosso condomínio ou na nossa residência, exigirmos a exibição de uma apólice válida, já estaremos a dar um grande passo em frente.

3 comentários:

hfm disse...

Se apenas cumprimessemos as normas tudo estaria um pouco melhor.

jrd disse...

Em Portugal a segurança (lato senso)no trabalho é uma mentira.

GMaciel disse...

Pela parte que me toca já vou educando o meu filhote no sentido de que a segurança está em primeiro lugar, seja a fazer o que for, do mais simples ao mais complexo.

Bicicleta ou trotinete? Só com capacete e joelheiras.

Ida de carro a algum lugar? O carro não arranca enquanto não tivermos todos os cintos apertados.

Estrela-se um ovo? Cabo da frigideira para dentro.

Lava-se a loiça? Pontas de garfos e facas para baixo.

E por aí adiante. Creio que na educação das próximas gerações também está a mudança de atitudes e mentalidades.

jocas grandes da reserva especial


PS: folgo em saber que tudo está bem. Jocas redobradas às raparigas e força nesse doutoramento.

;)