quarta-feira, maio 23, 2007

Trecentésimo Aniversário


Carolus Linnaeus, em português Carlos Lineu, nascido há 300 anos, no dia 23 de Maio de 1707, na Suécia, foi um botânico, zoólogo e médico sueco, considerado o pai da moderna taxionomia, a ciência que trata da classificação científica dos organismos.

Desde cedo manifestou grande interesse pela Botânica, o que impressionou um médico da sua cidade natal que convenceu os pais a mandá-lo estudar na Universidade de Lund, donde foi transferido para a Universidade de Uppsala um ano depois.

Durante os estudos, Lineu convenceu-se de que os estames e pistilos das flores seriam as bases para a classificação das plantas e escreveu um curto estudo sobre o assunto que lhe granjeou o cargo de professor adjunto. Em 1732, a Academia de Ciências de Uppsala financiou a sua expedição para explorar a Lapónia, então praticamente desconhecida. O resultado foi o livro Flora Lapónica, publicado em 1737.

Lineu deu aos taxa nomes que, pessoalmente, lhe pareceram do senso comum (julgo que virá daí a expressão vulgar de lineu), por exemplo, os seres humanos são Homo Sapiens, ao Chimpanzé chamou Homo troglodytes (homem das cavernas) e ao conjunto dos mamíferos deu o nome Mammalia, porque possuem glândulas mamárias, já que uma das definições dos mamíferos é que eles amamentam os seus filhotes (de todas as diferenças entre os mamíferos e outros animais, Lineu deve ter escolhido esta em virtude das suas ideias sobre a importância da maternidade, pois fez campanha contra a prática de amas de leite, declarando que mesmo os aristocratas deveriam ter orgulho de amamentar os próprios filhos.).

Na totalidade, Lineu descreveu cerca de 4.400 espécies de animais e 7.700 espécies de plantas, e escreveu milhares de cartas, cerca de 200 dissertações e oito dezenas de livros. Foi, também, importante no desenvolvimento da escala Celsius da temperatura, invertendo a escala que Anders Celsius havia proposto, que tinha o 0° como ponto de ebulição da água e o 100° como o ponto de fusão.

No sítio do Coimbra Herbarium estão disponíveis três artigos muito interessantes sobre Carlos Lineu.

4 comentários:

Anónimo disse...

Lineu escreveu 200 dissertações e 800 livros? Só viveu 71 anos e teve tempo para tanto?
J. Valentim - V N Poiares.

lino disse...

J. Valentim:
Obrigado pela correcção, pois foram oito dezenas. Já está rectificado.

Lívia Melo disse...

como lineu criou a maneira de classificação hoje exestênte? ele realizou alguma experiência?

Acima de tudo amei o site a maneira de falar de tudo um pouco mas bem rsumido.!!!!!!!!!!!

Lívia Melo

Unknown disse...

ao homem e sua obra... Mas permita-me : " ...Muito bem! Elucidativo quanto de onde vem a expressão """ vulgar de Lineu""". E porquê vulgar se o cientista até nem foi vulgar , foi exímio??