terça-feira, maio 15, 2007

Obviamente, demito-o!


A 15 de Maio de 1906, em Brogueira, Torres Novas, nasceu Humberto da Silva Delgado que foi, durante a maior parte da sua vida, um homem do regime que viria a afrontar e mandaria a PIDE assassiná-lo.

Cedo ingressou na carreira militar, frequentando o Colégio Militar entre 1917 e 1922 e, posteriormente, a Escola do Exército, onde se formou em Artilharia em 1925. Em 2 de Fevereiro de 1926, quando frequentava a Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas, foi ferido a tiro ao oferecer resistência a uma revolta radical liderada por sargentos e civis. Participou no golpe militar de 28 de Maio de 1926 que depôs o regime republicano.

No mesmo ano optou pela carreira da Aeronáutica, concluindo, em 1928, o curso de oficial piloto aviador. Em Fevereiro de 1927 bateu-se no Largo do Rato em defesa do regime saído do 28 de Maio de 1926. Foi integrado no Grupo Independente de Aviação de Bombardeamento e bateu o recorde de duração de voo sobre território português.

Em 1936 concluiu o curso do Estado Maior e em 1938-39 integrou a Missão Militar às Colónias, para estudo do dispositivo de defesa de Angola e Moçambique em caso de uma nova guerra. Em 1942 foi nomeado representante do Ar para as negociações com a Inglaterra para a cedência de bases nos Açores, tendo supervisionado a adaptação da Base das Lajes às exigências da Royal Air Force. Em 1943 participou na fase final das negociações, que decorreram em Lisboa.

Devido à eficiência demonstrada, que permitiu à Royal Air Force instalar-se nos Açores antes do previsto e sem necessidade de inspecção prévia, o Rei Jorge VI de Inglaterra outorgou-lhe a Ordem do Império Britânico, salientando que arriscara a sua carreira e o seu futuro pela causa dos Aliados e da liberdade.

Em 1944 foi nomeado director do Secretariado de Aviação Civil. Em 1945 fundou os Transportes Aéreos Portugueses, criou a primeira carreira regular da TAP (Lisboa-Madrid) e concretizou um sonho antigo, de ligação aérea regular com Angola e Moçambique, a chamada "Linha Imperial", inaugurada em 31 de Dezembro de 1946.

Entre 1947 e 1950, foi representante de Portugal na Organização Internacional da Aviação Civil, em Montreal, Canadá. Em 1951 foi comandante do Regimento de Artilharia de Costa, chefiou a Missão Militar à Alemanha, no quadro da NATO, e foi procurador à Câmara Corporativa para questões aeronáuticas. Nessa qualidade contribuiu decisivamente, com um parecer de sua autoria, para a fusão das aeronáuticas naval e militar, isto é, a criação da Força Aérea Portuguesa.

Em 1952 foi nomeado adido militar na Embaixada de Portugal em Washington e membro do comité dos Representantes Militares da NATO, trabalhando cinco anos no Pentágono. Promovido a general com 47 anos, foi o mais novo oficial daquela patente e passou de adido a Chefe da Missão Militar. Em 1956 o Governo Americano concedeu-lhe o grau de oficial da Legião de Mérito.

Ao regressar a Portugal, foi nomeado Director-Geral da Aeronáutica Militar, o que representou uma despromoção na sua carreira, por razões políticas, facto que marcou uma viragem profunda na sua vida.

Pouco depois apresentaria a sua candidatura à Presidência da República, pela Oposição, em 1958, e fez tremer o velho ditador e os seus lacaios. Perguntado, durante a campanha, o que faria de Salazar se fosse eleito, respondeu com a frase que dá título a esta posta: "obviamente, demito-o!"

Em 1959 foi suspenso e demitido das Forças Armadas e refugiou-se na Embaixada do Brasil, país onde acabou por se exilar. Em 1961 assumiu a responsabilidade pelo assalto ao "Santa Maria" e em 1962 participou na Revolta de Beja e foi julgado à revelia como implicado no assalto ao "Santa Maria". Em 13 de Fevereiro de 1965, juntamente com a sua secretária, foi assassinado a tiro por um comando da PIDE liderado por Rosa Casaco, na fronteira Espanhola, em Villanueva del Fresno, nos arredores de Olivença., tendo sido nomeado, em 1990, a título póstumo, Marechal da Força Aérea.

Este é um testemunho para que não se esqueça que Portugal foi "desgovernado" por uma ditadura durante 48 anos, a qual perseguiu, prendeu, torturou e matou muitos dos seus opositores, atingindo, mesmo, alguns dos que estavam destinados a ser seus "filhos diletos".

Sem comentários: