segunda-feira, maio 14, 2007

Feliz aniversário


David Byrne, nascido a 14 de Maio de 1952, em Dumbarton, na Escócia, completa hoje 55 anos de idade.

Conhecido sobretudo por ter sido o fundador e líder dos Talking Heads, banda de culto surgida em Nova Iorque no dia 8 de Setembro de 1974 entre os movimentos “punk” e “new wave”, que ganhou grande notoriedade por fundir o “rock” com inúmeros ritmos, inclusive os africanos, é um artista multifacetado.

Além dos oito álbuns como guitarrista e vocalista dos Talking Heads, David Byrne gravou mais uma dezena em nome individual, compôs para o coreógrafo Twyla Tharp e para o dramaturgo Robert Wilson e ganhou um Óscar com a banda sonora do filme “O Último Imperador” (de 1987, realizado por Bernardo Bertolucci). Dirigiu, também, o filme “True Stories” (de 1986) e produziu diversos álbuns de música caribenha e brasileira ,nomeadamente “Rei Momo” (de 1989) e um vídeo documentário sobre o candomblé chamado “The House of Life” (também de 1989).

Os Talking Heads extinguiram-se em 1991, mas a sua mistura de “punk”, “rock”, “pop”, “funk”, intelectualismo, e no final da carreira, “world music”, continua a influenciar a música actual (Radiohead, Red Hot Chili Peppers, Simply Red, Perpetual Groove, The String Cheese Incident, Arcade Fire).

Quanto ao aniversariante, prossegue o seu trabalho a escrever músicas, letras e livros, a fazer fotografia e a colaborar com inúmeros outros artistas. Do vasto conjunto de canções dos Talking Heads, aqui fica a letra de Mind, do álbum de 1978 Fear of Music:

Time won't change you
Money won't change you
I haven't got the faintest idea
Everything seems to be up in the air at this time

I need something you change your mind

Drugs won't change you
Religion won't change you

Science won't change you
Looks like I can't change you
I try to talk to you, to make things clear
but you're not even listening to me...
And it comes directly from my heart to you...

I need something to change your mind.

1 comentário:

Anónimo disse...

O grande David Byrne!
Abraço