quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Estanha forma de morrer

Morrer, em pleno século XXI e no país mais rico do mundo, em virtude de uma dor de dentes não tratada a tempo parece inconcebível. Mas foi o que aconteceu a Deamonte Driver, um adolescente de 12 anos, de Prince Gerorge’s County, Maryland, Estados Unidos. Mais inconcebível, ainda, é que uma extracção de rotina do dente, que custa 80 dólares, talvez o pudesse ter salvo se: a sua mãe tivesse seguro; a sua família não tivesse perdido temporariamente o seu Medicaid (sistema público de saúde para as famílias de baixos rendimentos, co-financiado pelo orçamento federal e pelos orçamentos estaduais), talvez devido a extravio de documentos; não fosse tão difícil encontrar dentistas que trabalhem para o Medicaid; a sua mãe não estivesse, há meses, concentrada em arranjar um dentista para o irmão de 10 anos, que tinha 6 dentes apodrecidos. Assim, quando a dor de dentes do Deamonte mereceu atenção médica, as bactérias provenientes do abcesso já se tinham disseminado pelo cérebro, segundo disseram os médicos; depois de duas intervenções cirúrgicas e mais de 6 semanas de internamento no hospital, o jovem faleceu no passado domingo. O mais absurdo de tudo é que o custo total dos tratamentos a que acabou por ser submetido poderá ultrapassar os 250.000 dólares, o que daria, pelo menos, para 3.125 extracções de rotina. Pode ler aqui a história completa.

5 comentários:

Anónimo disse...

Que triste.

Grilinha disse...

Será que o Mundo está de pernas para o ar.
Todos falam em ajudar mas na hora H a ajuda foge sem se perceber como nem porquê.
Gastam-se milhões em publicidade e bastava algumas centenas ara salvar dezenas de vidas.
Eu ando amarga com o SNS Português mas tb vejo os outros a fazer o mesmo.
Onde é que vamos parar?

lino disse...

Pois, grilinha. Com o teu conjunto de problemas, é natural que andes amarga com o SNS, pois nem tudo funciona bem. Mas, pelo menos, vai funcionando e nunca ouvi dizer que alguém tivesse morrido por causa de uma dor de dentes não tratada. No artigo refere-se que algumas pessoas daquela região têm de viajar 3 horas para encontrar um dentista. Aqui, queremos as urgências ao pé da porta, mesmo que funcionem mal.

GMaciel disse...

Ainda assim, os Estados Unidos permanecem como a miragem da liberdade e da capacidade de realização. Nada mais falso, para quem conhece aquele país.
:(

tatut disse...

article source replica bags bangkok Dolabuy YSL replica bags in london replica bags china replica radley bags