sábado, fevereiro 24, 2007

E Esta?


Antropólogos da Universidade Estadual do Iowa, após uma investigação levada a cabo entre Março de 2005 e Julho de 2006, acabam de divulgar uma descoberta surpreendente.

Um grupo de chimpanzés, de que faz parte a fêmea da imagem acima, de nome Tia, foi visto a talhar, a partir de ramos de árvores, lanças capazes de matar, utilizando-as depois para caçar pequenos mamíferos – a primeira prática de produção de armas mortais alguma vez observada em animais não humanos.

A prática de fabricar lanças utilizando múltiplos passos, documentada pelos investigadores no Senegal, onde passaram anos ganhar a confiança dos chimpanzés, aumenta a credibilidade da ideia de que os antepassados dos humanos construíram ferramentas semelhantes há vários milhões de anos.

A extraordinária observação também apoia a longamente debatida asserção de que as fêmeas – as principais artífices e utilizadoras entre os chimpanzés senegaleses – têm a tendência para serem inovadoras e solucionadoras criativas de problemas na cultura primata, já que, tendo os investigadores documentado 22 casos de fabrico e utilização de lanças, dois terços envolveram fêmeas.


Nesta imagem ao lado pode ver-se a fotografia de uma das lanças, com cerca de 70 cm de comprimento.

As presas são uma espécie de lémures, pequenos símios conhecidos como Galago senegalensis, que pesam cerca de 250 gramas e dormem, durante o dia, em buracos nos troncos das árvores. Numa sequência típica, o chimpanzé descobriu primeiro um buraco capaz de abrigar a presa, partiu um ramo de árvore direito, com as mãos e os dentes retirou-lhe as folhas e os raminhos, afiou-o com os dentes e, depois, impeliu-o repetidamente para dentro da concavidade, a uma média de 2 estocadas por segundo. Depois de cada pequena série de estocadas, cheirou ou lambeu a lança, como se estivesse a testar se tinha apanhado alguma coisa.

Só numa das 22 observações um chimpanzé conseguiu apanhar a presa, mas a líder da investigação disse que isso é razoavelmente eficiente, comparado com a forma habitual de os chimpanzés caçarem, que consiste em perseguir um macaco ou outra presa, agarrá-la pelo rabo e bater-lhe com a cabeça, com força, contra o chão. No caso em que foi bem sucedido, o chimpanzé, depois de ter usado o pau afiado, saltou em cima do buraco da árvore até ele se partir, expondo o lémure, que extraiu.

O artigo, publicado na revista científica “Current Biology”, está acessível ao público em geral. Também a Universidade e a National Geographic dedicaram um amplo espaço à descoberta.

(fotografia da Tia: Maja Gasporic-AP)

4 comentários:

Anónimo disse...

De repente, tive a visão do Charlton Heston a cavalo numa praia com os "restos mortais" da estátua da Liberdade enterrados na areia...

lino disse...

Julgo que era no "Planeta dos Macacos". Se os "Bush e Companhia" continuarem, podemos ter um futuro algo semelhante. Eu sei que não tem nada a ver, mas não deixa de ser curioso que as presas tenham, em inglês, o nome de "bushbabies"!

Palmira F. da Silva disse...

Há um artigo muito interessante sobre o tema aqui:

http://www.world-science.net/othernews/070222_chimp-spears.htm

Aliás, neste site há mais artigos muito interessantes sobre comportamentos dos primatas

Anónimo disse...

Muito interessante!
Abraço!