terça-feira, fevereiro 27, 2007

75 anos de uma diva

Nascida em 27 de Fevereiro de 1922, em Hampstead, Londres, Elizabeth Taylor celebra hoje o seu septuagésimo quinto aniversário.

Protagonista de mais de 60 filmes, recebeu dois Óscares para melhor actriz, o primeiro em 1960, por Butterfield 8 e o segundo em 1966, por Quem Tem Medo de Virgínia Woolf tendo, ainda, sido nomeada por mais três vezes para o Óscar de melhor actriz: em 1957 por Raintree County, em 1958 por Gata Em Telhado de Zinco Quente e em 1959 por Bruscamente no Verão Passado.

Em 1963 tornou-se a estrela de cinema mais bem paga até então, ao receber 1 milhão de dólares para protagonizar Cleópatra, ao lado de Richard Burton, que veio a ser o quinto e o sexto dos seus oito maridos.

Actuou também no teatro, na Broadway e West End, e em várias séries televisivas.

Tem a mão e o pé impressos na fachada do Grauman's Chinese Theater, uma estrela no passeio da fama e foram-lhe atribuídos inúmeros prémios e condecorações, entre os quais pela rainha de Inglaterra em 1999 e por Bill Clinton em 2001.

Sobreviveu a uma intervenção a um tumor benigno do cérebro, a falhas cardíacas, a duas pneumonias e a um cancro da pele. Confinada a uma cadeira de rodas, continua a celebrar a vida e a dedicar-se a causas humanitárias, com relevo da luta contra a SIDA.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma grande senhora!
Abraço!