quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Dia dos namorados O dia 14 de Fevereiro é considerado, quase mundialmente, como o dia dos namorados. Solteiros e casados, quem pode deixa-se embalar pela publicidade e aproveita para oferecer algo a quem ama. No dia 17 de Dezembro de 2006, publicou o The New YorK Times um artigo intitulado Perguntas que os casais deviam fazer antes de casar. Apesar da data em que foi publicado, este artigo foi o terceiro mais lido do jornal durante o ano de 2006, esteve um mês no grupo dos dez mais enviados por correio electrónico e foi o quarto mais lido em Janeiro de 2007. Porque considero tratar-se de um conjunto de perguntas muito interessante - o senso comum não é menos eficaz por ser comum – entendi partilhá-las com quem se dá ao trabalho de me visitar. “Especialistas em relacionamento referem que muitos casais se esquecem de abordar um com o outro, antes de casarem, questões críticas. Aqui ficam alguns assuntos chave que os casais deviam ponderar analisar: 1) Já discutimos se vamos ou não ter filhos e, se vamos tê-los, quem será que vai, em primeiro lugar, cuidar deles? 2) Temos uma ideia clara das obrigações e objectivos financeiros um do outro e as nossa ideias acerca de gastar e poupar estão em concordância? 3) Já discutimos as nossas perspectivas sobre como a família vai ser mantida e estamos de acordo sobre quem vai levar a cabo as tarefas do dia a dia? 4) Revelámos totalmente os nossos antecedentes de saúde, quer física quer mental? 5) O meu companheiro é tão afectuoso como quanto eu espero? 6) Podemos abordar à vontade e abertamente as nossas necessidades, preferências e receios sexuais? 7) Vai haver uma televisão no quarto? 8) Escutamo-nos verdadeiramente um ao outro e avaliamos com imparcialidade as ideias e queixas um do outro? 9) Alcançámos um claro entendimento das crenças e necessidades espirituais um do outro e discutimos quando e como os nossos filhos irão ser sujeitos a educação religiosa e/ou moral? 10) Respeitamos e gostamos dos amigos um do outro? 11) Apreciamos e respeitamos os pais um do outro e estamos ambos preocupados sobre se os pais irão interferir na nossa relação? 12) O que faz a minha família que te incomoda? 13) Há algumas coisas de que tu e eu NÃO estejamos preparados para desistir no casamento? 14) Se a um de nós fosse oferecida uma oportunidade de carreira num local longe da família do outro, estamos preparados para nos mudarmos? 15) Sente-se, cada um de nós, seguro do comprometimento do outro no casamento e acredita que a união pode subsistir quaisquer que sejam os desafios que possamos enfrentar?”

2 comentários:

Anónimo disse...

Os casais não se questionam, principalmente nestes pontos e para comprovar isso basta ver o numero de divorcios que cada vez é maior.
Abraço!

lino disse...

Tem toda a razão Bernardo. Por isso pensei que seria útil a publicação desta lista. É curioso que, no NYT, nenhum leitor questionou as perguntas da lista e muitos avançaram com outras perguntas sugeridas pela própria experiência do casamento. Até hoje tinham sido efectuados 177 comentários