quarta-feira, maio 20, 2009

Vale a pena ler Não tinha em grande conta João Marcelino, director do velhinho Diário de Notícias, talvez porque, nas poucas vezes que li a Sábado na sua fase inicial, não ia nada à bola com aquilo que ele lá escrevia, na sua qualidade de director. Talvez isso se devesse à linha editorial da revista, que era e continua a ser demasiado conservadora para o meu gosto. Mas o seu editorial de hoje no DN é uma pequena peça de antologia que vale a pena ser lida, porque aborda de forma superior dois casos do momento: o da gravação de uma aula para pré-adolescentes em que a professora diz uma amontoado de enormidades, a menor das quais sobre assuntos de sexo - para mim é muito mais grave a exaltação que ela faz de si própria e o achincalhamento da mãe de uma aluna, como se um canudo conferisse autoridade moral a alguém - e o confronto entre as atitudes dos Parlamentos inglês e português relativamente a escândalos com despesas dos seus membros. No DN já podia ler com gosto o Baptista-Bastos, o José Saramago e, até, o Ferreira Fernandes. Pela amostra junta, talvez possa passar a fazê-lo mais vezes com os editoriais do director.

3 comentários:

mdsol disse...

Se os detractores do governo "tout court" lerem este post vão cair-lhe em cima! Chamam tantos nomes ao João Marcelino, que só visto. Eu não li o artigo que refere, não me pronuncio portanto...
:)))

jrd disse...

Excelente artigo. Talvez seja de pôr o DN sob observação (para além do Baptista Bastos, que leio há muito)

Luis Portugal disse...

Olá Lino
A sua sorte é que o Tarrafal é hoje um destino turístico, caso contrário habilitava-se a um (prémio). eheheh
Como as pessoas em causa nem são do meu agrado, fico-me pelo bom texto que hoje escreveu (mais um).
Um bom dia para si.
Abraços