terça-feira, abril 21, 2009

Chamar os bois pelos nomes William Kurt Black é um académico e autor estado-unidense, especialista, entre outras coisas, em crimes de colarinho branco, finanças públicas e regulação das actividades financeiras. Era regulador do sistema bancário quando, em finais da década de 1980 e princípios da de 1990 se deu a crise S&L, na qual faliram mais de 700 Associações de Poupanças e Empréstimos. Fez parte desta crise o escândalo político conhecido como Keating Five, no qual 5 Senadores, incluindo John McCain, foram acusados de corrupção. William Kurt Black sabe, portanto, do que fala. Democrata e apoiante do Presidente Obama, decidiu pôr a boca no trombone. No passado dia 3 de Abril resolveu aceitar o convite de Bill Moyers para dar uma entrevista ao Bill Moyers Journal, da PBS, na qual fez declarações assombrosas, afirmando que a actual crise é, no fundo, um enorme Esquema Ponzi, que os "empréstimos mentirosos" e outros artifícios financeiros eram, essencialmente, fraudes ilegais e que as notações AAA dadas àqueles empréstimos faziam parte de uma cobertura criminosa. Muito mais disse o experiente académico, nomeadamente sobre o Secretário do Tesouro Timothy Geithner, mas o melhor é ouvi-lo ou ler a transcrição da sua entrevista, significativamente intitulada “A melhor maneira de roubar um banco é ser dono de um”, nome de um livro do entrevistado. Fica-se a saber (quase) tudo sobre a origem da crise.

3 comentários:

jrd disse...

Então o Montepio Geral está em risco, porque como dizem que os clientes são todos donos pode haver algum com más intenções.

mdsol disse...

Estou a rir do comentário do jrd! rsrs

:))

Luis Portugal disse...

Olá Lino
Americanices, "como diz o outro".
Amigo, desconhecia que na Amorosa havia essa casa de pasto. Conhecia o Pedra Alta que agora fechou as portas e umas quantas «tascas». Pelos vistos o Lino conhece perfeitamente a Zona.
Tenha um Bom Dia.
Abraço forte aqui do minhoto.