terça-feira, abril 17, 2007

Chavela Vargas

Isabel Vargas Lizano, mais conhecida como Chavela Vargas, celebra hoje 88 anos de idade; nascida na Costa Rica a 17 de Abril de 1919, fugiu para o México aos 14 anos, tendo adoptado a nacionalidade mexicana e sendo um dos expoentes máximos da tradição”ranchera” daquele país.

A canção “ranchera” é um género musical muito masculino e sensual, cantado, geralmente, por homens. Chavela costumava cantar canções normalmente interpretadas por homens sobre o seu desejo pelas mulheres. Vestia-se como homem, fumava charuto, bebia muito, andava de pistola à cintura e era reconhecida pelo seu característico “poncho” vermelho. Numa entrevista à televisão colombiana, em 2000, expressou abertamente a sua qualidade de lésbica.

O seu primeiro álbum apareceu em 1961 e, desde então, gravou mais de 80 discos. Retirou-se parcialmente em finais dos anos setenta, mas regressou em todo o seu esplendor em 1991.

Em 2002 apareceu no filme Frida, cantando o seu grande clássico Paloma Negra. Na sua juventude ela mesma teve, supostamente, um idílio com a pintora mexicana Frida Kahlo, retratada no referido filme. Também apareceu em Babel, cantando "Tú Me Acostumbraste", imortal bolero de Frank Domínguez.

Paloma Negra

Ya me canso de llorar y no amanece,
ya no se si maldecirte o por ti rezar.
Tengo miedo de buscarte y de encontrarte
donde me aseguran mis amigos que te vas.

Hay momentos en que quisiera mejor rajarme
y arrancarme ya los clavos de mi penar,
pero mis ojos se mueren sin mirar tus ojos
y mi cariño con la aurora te vuelve a buscar.

Ya agarraste por tu cuenta la parranda,
paloma negra, paloma negra ¿dónde andarás?
ya no juegues con mi honra, parrandera,
si tus caricias deben ser mias, de nadie más.

Y aunque te amo con locura: ya no vuelvas,
paloma negra, eres la reja de un penal.
Quiero ser libre, vivir mi vida con quien yo quiera,
Dios dame fuerzas que estoy muriendo por irla a buscar.

Ya agarraste por tu cuenta las parrandas.

(Tomás Mendez Sosa)

2 comentários:

Anónimo disse...

Não conhecia mas vou explorar melhor a carreira dela, parece-me extremamente interessante.
Abraço

Anónimo disse...

Conheço Chavela Vargas desde que ouvi um disco com músicas escolhidas por Pedro Almodóvar enquanto fazia o filme "hable con ella", quase uma banda sonora alternativa. Consta "La Llorona", uma canção arrepiante e arrebatadora. Para ouvir: (http://www.youtube.com/watch?v=vFGIxWAUcXU); para seguir a letra: (http://www.seeklyrics.com/lyrics/Chavela-Vargas/La-Llorona.html)