terça-feira, abril 10, 2007

As Crianças Gibran Khalil Gibran , falecido a 10 de Abril de 1931, em Nova Iorque, foi um ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa, que produziu uma obra literária marcada pelo misticismo oriental, a qual alcançou popularidade em todo o mundo. A obra literária de Gibran, acentuadamente romântica e influenciada pela Bíblia, Nietzsche e William Blake, trata de temas como o amor, a amizade, a morte e a natureza, entre outros. Do seu livro mais famoso, O Profeta, uma passagem sobre as: Crianças E uma mulher que segurava uma criança contra o seu peito, disse: “Fala-nos de Crianças”. E ele disse: “Os teus filhos não são teus filhos. São filhos e filhas da Vida sedenta de si mesma. Eles vêm através de ti mas não vêm de ti. E embora estejam contigo, não te pertencem. Tu podes dar-lhes amor, mas não os teus pensamentos, Pois eles têm os seus próprios pensamentos. Tu podes abrigar os seus corpos mas não as suas almas, Pois as suas almas vivem na casa do amanhã, que tu não podes visitar, nem mesmo nos teus sonhos. Tu podes lutar para ser como eles, mas não procures torná-los iguais a ti. Pois a vida não volta para trás, nem espera pelo passado. Tu és o arco de onde os teus filhos são lançados como flechas vivas. O arqueiro vê o alvo no caminho do infinito, e curva-te com o Seu poder, para que as Suas flechas possam ir longe e rápidas. Deixa que o teu curvar na mão do arqueiro seja pela alegria: Pois assim como ama a flecha que voa, Ele também ama o arco que é firme.” Gibran Khalil Gibran (como não encontrei uma tradução de que gostasse, arrisquei a minha)

3 comentários:

GMaciel disse...

Ainda me lembro de ver o poster, de fundo azul-arroxeado e com letras brancas, com este poema no quarto dos meus irmãos. Nunca esqueci o primeiro verso; "teus filhos não são teus filhos, são filhos e filhas da vida..."
Um ícone da nossa geração.
:)
jocas

Anónimo disse...

Excelente! Adorei!
Abraço

Anónimo disse...

Gibran, nada mais é do que um santo literário, Seus Filhos, é um marco na vida de milhões de pessoas, capazes de decora-lo num único instante de leitura, foi assim comigo, pode ser assim com você...