sexta-feira, maio 23, 2008

Pobres contra pobres


No mundo em que vivemos, ver ricos contra pobres não constitui, infelizmente, novidade.


Os poderosos sempre estiveram contra os desfavorecidos e temo que assim continue a ser.

Por isso, quando Nicolas Sarkozy, então ministro do interior, chamou “canalha” aos imigrantes dos subúrbios pobres das grandes cidades francesas, apenas as consciências mais sensíveis se escandalizaram.

Quando o governo italiano começou a perseguir e a prender imigrantes, incluindo os oriundos dos novos países aderentes à União, os burocratas de Bruxelas, sempre tão rápidos a condenar a xenofobia quando ela “mora” longe, assobiaram para o lado e “varreram o lixo para debaixo do tapete”. E mesmo agora, com um deputado fascista italiano a propor a criação de um estado para os ciganos no leste da Europa como a solução que melhor os serve a “eles” e nos serve a “nós”, não se ouvem reacções condignas da parte das “elites” liberais europeias.

Mas já causa algum espanto quando são os pobres a manifestar sentimentos de extrema violenta xenófoba contra outros pobres, assassinando sem piedade os imigrantes dos países vizinhos que foram à procura de melhores condições de vida.

Algo tem de ir muito mal para, num país como a África do Sul, com um enorme potencial de desenvolvimento e que até já foi considerado rico, haver uma taxa de desemprego a rondar os 40%, grassar a fome e a doença e ocorrer uma autêntica caça mortífera ao imigrante.

Conhecendo-se as riquezas do país, os actos de desespero selvagem a que as autoridades se mostram incapazes de responder com a necessária eficácia só podem dever-se à incompetência e corrupção dos poderes instituídos. Não era este, certamente, o “espectáculo” a que Nelson Mandela esperava assistir no ocaso da sua vida dedicada a uma causa nobre.

3 comentários:

vieira calado disse...

Não era isso com que ele sonhava não!
O Mandela foi um dos grandes humanista da História.
Bom fim de semana

BlueVelvet disse...

Tem toda a razão.
Não se percebe o que se passa neste País.
Então o que dizer de que se poderia fazer por cá, com um País do tamanho do nosso, com a fome que existe, e cheio de imigrantes?
Quem sabe se é pelos nossos brandos costumes!
Resta saber até quando duram...
Bom fim-de-semana

jrd disse...

Matai-vos uns aos outro! Parece ser a mensagem desta globalização impiedosa para com os Condenados da Terra.