quarta-feira, maio 28, 2008

Especuladores e...especuladores!


O multi-milionário estado-unidense de origem húngara, George Soros, famoso pela sua actividade como especulador nos mercados financeiros, assegurou que os especuladores são os grandes responsáveis pelos altos preços do petróleo, em entrevista publicada na passada segunda feira pelo jornal inglês The Daily Telegraph.

O Sr. Soros disse que, embora o dólar fraco, o declínio no abastecimento do Médio Oriente e a procura da China talvez possam explicar algum do aumento nos preços da energia, o mercado petrolífero tem sido significativamente afectado pela especulação. “A especulação está a afectar crescentemente o preço do crude”, disse. “O preço tem esta forma parabólica que é característica das bolhas”, acrescentou.

Apesar de se tratar de uma realidade óbvia, mesmo para pessoas com escassa informação sobre os mecanismos de formação dos preços das mercadorias, não deixa de ser importante que o especulador mor venha fazer tal denúncia e que tenha instado os reguladores a que tomem medidas mais agressivas tendentes a uma melhor supervisão do mercado.

2 comentários:

éme. disse...

Eu já sabia, há muito, que nunca perceberei muita coisa. Já sabia que não percebo esta forma distorcida de se viver o mundo e de se ser Humano.
Depois aparecem-me pérolas destas: "O preço tem esta forma parabólica que é característica das bolhas"... e fico mesmo apardalada no meio de um assunto que, por si só, já me parece (pelo menos) irreal por tão mortíferas que estão a ser e hão-de continuar a ser, as suas consequências...

|Há umas tiras da Mafalda do Quino que bem ilustram esta impressão de não conseguir perceber...|

lino disse...

Eh, pá, éme. Desculpa lá se não percebeste. A parábola, no sentido que lhe é dado, é uma figura geométrica e "bolhas" são aqueles desenhos sobre a cabeça da Mafalda, quando está a pensar. O que o Soros quer dizer em "economês" é que o preço da gasosa tem tido uma evolução a "inchar" continuamente, o que não é normal em economia. O problema é que o bolha não vai rebentar tão cedo.