quarta-feira, maio 07, 2008

Conselhos sábios Um homem que segue as suas inclinações ao escolher o curso da sua vida pode empregar meios muito mais seguros para atingir o sucesso do que um outro, que é levado pelas sua inclinação a seguir o mesmo caminho e persegue o mesmo objectivo. As riqueza são o principal objecto dos vossos desejos? Adquiri competência na vossa profissão; sede diligentes no exercício dessa profissão; ampliai o círculo dos vossos amigos e conhecidos; evitai os prazeres e as despesas; e nunca sejais generosos a não ser tendo em vista ganhar mais do que poderíeis economizar através da frugalidade. Desejais conquistar a admiração do público? Guardai-vos igualmente dos extremos da arrogância e do servilismo. Fazei notar que atribuís valor a vós mesmos, mas sem mostrar desprezo pelos outros. Se cairdes em algum dos extremos, ou ireis provocar o orgulho dos outros com a vossa insolência, ou ensiná-los a desprezar-vos por causa da vossa timorata submissão e por causa da baixa opinião que aparentais ter de vós mesmos. David Hume, Ensaios Morais, Políticos e Literários, O Céptico David Hume nasceu há 297 anos, mas as suas ideias continuam a ter enorme influência na actualidade. Como de pode ver pela passagem citada, há candidatos a ricos e candidatos a políticos a quem faria muito bem ler os seus Ensaios Morais, Políticos e Literários. Qualquer nível de inglês técnico, mesmo o elementar, é suficiente, tal a clareza da sua escrita.

6 comentários:

jrd disse...

Serão sábios os conselhos, mas não estou muito "inclinado" para perceber inteiramente o primeiro período.

lino disse...

Não sei bem a que período se refere. Se é à riqueza, entendo que o Hume quer dizer que só se "enriquece" honestamente sendo competente e diligente na profissão, arranjando amigos adequados, não esbanjando; tudo o resto é exploração. Quanto a conquistar a admiração do público, todos conhecemos exemplos da maior arrogância e de servilismo interesseiro.

f@ disse...

Olá Lino, Mto bom ler aqui por palavras "sábias" que o sabor da "pobreza" mais não é senão a maior riqueza... mas já mto poucos, até mesmo nós temos tantas vezes fraquezas e ignoramos ou nem vemos o que mais nos poderia enriquecer...
Quase 300 anos passados e a humanidade a cada minuto fica + pobre de valores...
Obrigado pelo belissimo texto e pela visita às nuvens beijinhos

jrd disse...

Refiro-me ao anterior (introdução?)

lino disse...

Ao anterior? É simples. Por exemplo, Bill Gates e Berlusconi. Ambos devem ter desejado ser ricos e famosos. O Bill Gates seguiu o caminho da criatividade e da competência profissional. O outro seguiu o caminho dos mafiosos. Sabemos quem teve mais sucesso.

jrd disse...

Ah!...