segunda-feira, setembro 01, 2008

Blasfémia?
Esta é a escultura em madeira do artista alemão Martin Kippenberger, representando um sapo crucificado com uma caneca de cerveja na mão direita e um ovo na esquerda, que tanto tem exaltado a Itália, ao ponto de levar Bento XVI a escrever à direcção do museu de Bolzano, cidade do norte da Itália onde se encontra exposta temporariamente, clamando contra a exibição da obra, que classificou de blasfema. Por mim, não entendo onde está a blasfémia. Vários países ostentam uma cruz na sua bandeira e já cometeram atrocidades sem que tenham sido apelidados de blasfemos. Os nazis também usavam uma cruz nas bandeiras e nos uniformes e foi o que se viu. E o que não se ouviu. Por cá, para já não falar das equipas nacionais, há um clube de futebol que até é alcunhado “da cruz de Cristo” e ostenta uma cruz bem visível na camisola dos seus atletas. Isto não os impede de dizerem palavrões, chamarem nomes aos árbitros, agredirem os adversários de vez em quanto, sem que daí advenha qualquer protesto do pároco de Belém - muito menos de Roma - por causa disso. Parece que o pobre do sapo verde crucificado nem sequer fala - quanto mais dizer impropérios, chamar nomes aos visitantes ou agredir as esculturas vizinhas - pelo que muito bem andou a direcção do museu de Bolzano ao não ceder totalmente às pressões, embora não devesse ter retirado a escultura da entrada para um terceiro andar.

10 comentários:

**Viver a Alma** disse...

Salvé!
Cada um "crucifica-se" como quer!
Cada um "vê a sua cruz á imagem do que quer"! Neste caso específico o artista "vê-se como um sapo", embora o ovo sem que ele saiba - como sapo que é, - tenha um significado bem diferente...porque se define com outra luz.
Como artista que sou, sensível a estas e outras situações, embora isenta de ideologias doutrinárias, ou vínculos, no que quer que seja, assumo-me como cristã, mas não católica. Julgo que a VERDADE, é bem mais ALTA, que um sapo numa cruz - se calhar porque nem ele consegue engolir alguns deles vivos - os mais difíceis de digerir - e sujeita-se assim, a mostrar-se de caneca e ovo nessa cruz....talvez como punição de si próprio...quem sabe?! Para mim a ARTE, deverá ter outro nível...tais como: atrair beleza, harmonia, equilíbrio, estética! Nada disso se encontra aqui!Portanto, o Papa neste caso - embora não devesse intervir neste ou noutros contextos porque isso "implica julgamento", neste caso deveria sim,"convidar q que se retirasse" tal escultura, não só pela cruz - que é uma representação do que é mais ALTO - e por si só, merece respeito - mas, por se tratar de uma aberração em nome de algo, onde se fala, escreve, esculpe, dança, canta, toca, pinta, filma, enfim...onde se deve respirar ARTE!!! Muito francamente isto não é obra que se mostre, porque não há aqui qualquer bom gosto!
Peço perdão pela frontalidade...mas todos os argumentos apresentados, não me convenceram. "Ser artista é ser mais ALTO" - lá dizia um certo poeta! e na parte que me toca, passo a imodéstia!
Que se dê vivas a outra ARTE que nos toca fundo, que não esta!

Fique bem

Mariz

f@ disse...

Gosto desta ousadia deste verde na cruz ...quem dera não ter cruz nem sapo ... só a caneca e o ovo... e o verde do mundo ser mais respeitado...
beijinhos das nuvens

f@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Concordo com o que diz.
Ab

f@ disse...

Olá Lino, Não quis de forma alguma magoar melindrar quando comentei este post... se o fiz peço-te imensas desculpas... é que ao que parece a Sra D. Mariz,que comentou antes de mim voltou e ao ler o meu comentário sentiu-se "ferida" e foi reclamar nas nuvens... ou seja no meu..
Eu vou responder-lhe lá nas nuvens ... usando o teu link e a de certa forma a matéria do teu post par a ver se me faço entender...
beijinhos e + desculpas...

Rita disse...

Pois por mim tenho ser a verdade nessa cruz. Quando vi a representação não vi mais do que a humanidade lá pregada ora não estivéssemos todos nós a fazer a cama em que nos deitamos. A "arte" deste senhor "escultor" para além de grosseira e de mau gosto representa para mim a infeliz maioria e não a vejo como blasfema, antes fosse. Em vez disso sinto nela a triste verdade. Ora acompanhe o meu raciocino: Entre seguir todos os novos conselhos espirituais da nova era que andam a mover/iludir multidões, a instiga-las a gastarem aos 200€ ou mais por dois dias de palestra, a ouvir canalizações e a pagar por elas... Porque não um sapo numa cruz? Também é inspiração. Quanto à posição do Vaticano que continuar a prostrar-se aos pés de uma cruz com uma refinada imagem do horror da crucificação e fim da vida física, em vez de por em prática os ensinamentos do Nosso Mestre e a vontade de Deus... E já agora que falamos em blasfémia que tal lembrar os que ainda hoje morrem que nem tordos ás mãos das leis do vaticano por causa do uso do preservativo? Nunca, em nenhum século que passou deixaram de morrer ás centenas por causa das leis impostas por tal Estado. Que mal tem o sapo? Acaso se deram ao trabalho de perguntar ao "escultor" o significado do dito medíocre trabalho?

Anónimo disse...

Salve´!
Pergunto: qual é então a sua posição perante a imagem que escolheu para o seu post?
Questiono, porque o seu comentário na F@ é absolutamente díspar deste!
Parece até que o publicou de raiva do seu mentor da igreja o ter chamado de basfemo! e assim contrariou-o...
Onde está etão a veracidade dos seus escritos? Neste post, que, pelos paralelismos apresentados, não vê mal algum...e parece até achar uma certa piada...no outro, atira-se que nem um leão á filosofia da santa Sé - que até concordo consigo...
E perdoe uma vez mais a minha ousadia, mas penso que seria bem mais cómodo e até delicado, responder aqui, a todos/as que comentam os seus posts...e não, tecer comentários noutros, que não vêm a propósito do que lá se lê publicado... Não acha?

Pelo menos é a forma como eu actuo.
Fique bem
MAriz

lino disse...

Mariz:
Não tenho por hábito replicar aos comentários que são feitos no meu blogue, a menos que o que escrevi tenha sido claramente mal entendido.
Optei por escrever na caixa de comentários da F@ apenas porque ela pensou que eu tinha ficado ofendido com o comentário que ela fez (e pediu desculpa por isso, como pode ver) e podia não vir ler a minha resposta. Só isso. A minha posição quanto à imagem que escolhi é a de que ela nada me choca e isso está bem evidente no que escrevi. Choca-me, isso sim, a posição da minha Igreja, como pode verificar no comentário deixado no blogue da F@ e que não vou aqui repetir. Dado que é visita recente no meu blogue, é bom que saiba que eu tenho 59 anos, estudei num seminário durante 9 anos, sou católico daqueles que vão à missa e à comunhão todos os Domingos, faço parte duma equipa de liturgia e a minha companheira coordena outra, sou contra o aborto mas defendo o direito à sua prática por parte de quem o considerar a melhor solução, sou contra o celibato dos padres, defendo todos os métodos contraceptivos. E, mais importante ainda, este papa (e o seu antecessor)não é meu mentor, pois na minha cabeça e na minha consciência mando eu. Chega? Ou precisa do testemunho do meu pároco que, por sinal, é também o meu confessor?
Como despedida, se for ver o meu perfil verificará que sou leão como a Mariz, embora os signos nada me digam.
Fique bem que eu vou ver se durmo, porque o despertar é às cinco e meia da matina.

Anónimo disse...

Não respondeu á questão que coloque, mas está bem...

Obrigada na mesma por se ter incomodado em responder.

quanto ás justificações que pretendeu dar, mesmo sem lhas ter pedido, apenas posso dizer: Amen!

fique bem

MAriz

Anónimo disse...

Ressalvo:

...á questão que "coloquei"