quarta-feira, novembro 07, 2007

Sabia que... Há leis mesmo ridículas, em qualquer parte do mundo. Por cá, já houve a célebre proibição de utilizar isqueiro, a menos que fosse “debaixo de telha”, o que levou muito boa alma a andar com um pedaço de telha partida no bolso, para fugir à punição. Mas, sabia mesmo que: No Reino Unido, uma mulher grávida pode “aliviar-se” onde muito bem lhe der na gana, inclusive, se assim o solicitar, dentro do capacete de um polícia? No mesmo Reino Unido, um homem que se veja forçado a urinar em público pode fazê-lo, desde que aponte para a sua roda traseira e mantenha a mão direita sobre o seu veículo? Na cidade de York é legal assassinar um Escocês dentro dos muros da cidade antiga, mas só se ele for portador de arco e flecha?

5 comentários:

Anónimo disse...

Extraordinário!

Anónimo disse...

Estou a preparar uma publicação sobre leis inconsequentes. Muito lhe agradeço que publique um "post" com as referências legais publicadas (quer dizer, as publicações oficiais) em que consta a legislação sobre "isqueiros debaixo de telha", "alívio de grávida", "urinar em público" e "assassínio de escocês". É para mim muito importante saber essas referências, como compreenderá. Poderei enriquecer bastante o meu trabalho com essas referências, por isso lhe peço essa ajuda. Desde já muito grato. Fico a aguardar a sua preciosa ajuda. Peço que compreenda a minha necessidade de me manter, para já, sob anominato. Mais tarde me revelarei. Obrigado.

Anónimo disse...

Existem milhares de leis absurdas.

lino disse...

Caro anónimo.
Eu não tenho as referências a estas leis nem a outras que divulgarei em devido tempo. A portuguesa, conheço-a de quando era criança e sabia que isso acontecia, pois embora não tenha conhecido o meu avô, a minha avó dizia-me que ele e outros fumadores andavam sempre com um bocado de telha no bolso, por causa da GNR quando iam à sede do concelho. Quanto às internacionais, "apanhei-as" com um clique casual numa ligação de uma publicação que considero muito credível, assim como ao autor que fez a pesquisa, mas ele não refere especificamente que uma dada prescrição legal consta de determinada lei.
Embora muitas possam não ser aplicadas, como será o caso de York, outras ainda o serão.

Anónimo disse...

Agradeço o seu esclarecimento.
O problema é que essas "leis", ou poderão estar deformadas na sua formulação linguística ou, então, não passam de mitos urbanos que se foram consolidando ao longo do tempo.
Se assim fôr, deixam de ter interesse para o caso em estudo. Poderão ter algum interesse para os Sociólogos da área dos mitos. Mas, esse não é o meu caso.
De qualquer forma, muito e muito obrigado.