quarta-feira, novembro 21, 2007

O Bem Supremo Muito discutiu a antiguidade em torno do supremo bem. O que é o supremo bem? Seria o mesmo que perguntar o que é o supremo azul, o supremo acepipe, o supremo andar, o ler supremo, etc. Cada um põe a felicidade onde pode, e quanto pode ao seu gosto. (...) Sumo bem é o bem que vos deleita a ponto de nos polarizar toda a sensibilidade, assim como mal supremo é aquele que vos torna completamente insensível. Eis os dois pólos da natureza humana. Esses dois momentos são curtos. Não existem deleites extremos nem extremos tormentos capazes de durar a vida inteira. Supremo bem e supremo mal são quimeras. Conhecemos a bela fábula de Crântor, que fez comparecer aos jogos olímpicos a Fortuna, a Volúpia, a Saúde e a Virtude. Fortuna: - O sumo bem sou eu, pois comigo tudo se obtém. Volúpia: - Meu é o pomo, porquanto não se aspira à riqueza senão para ter-me a mim. Saúde: - Sem mim não há volúpia e a riqueza seria inútil. Virtude: - Acima da riqueza, da volúpia e da saúde estou eu, que embora com ouro, prazeres e saúde pode haver infelicidade, se não há virtude. Teve o pomo a Virtude. A fábula é engenhosa, mas não resolve o problema absurdo do supremo bem. Virtude não é bem, senão dever. Pertence a um plano superior. Nada tem que ver com as sensações dolorosas ou agradáveis. Com cálculos e gota, sem arrimo, sem amigos, privado do necessário, perseguido, agrilhoado por um tirano voluptuoso aboletado no fausto, o homem virtuoso é infelicíssimo, e o perseguidor insolente que acaricia uma nova amante no seu leito de púrpura, felicíssimo. Podeis dizer ser preferível o sábio perseguido ao perseguidor impertinente. Podeis dizer amar a um e detestar o outro. Mas esqueceis-vos de que le sage dans les fers enrage. Se não concordar o sábio, engana-vos: é um charlatão. Voltaire - in Dicionário Filosófico Retirado do Citador

3 comentários:

GMaciel disse...

Já Salomão dizia que a virtude está no meio termo: nem santo, nem ímpio.

E ele sabia-a toda!
:)))

Jocas, amigo. Como vão a companheira e a filhota? Calculo que o tempo não esteja a ajudar pois a humidade - ou umidade??? maldito acordo ortográfico - não é benéfica para quem tem ou teve ossos partidos. O melhor para ambas.
;)

lino disse...

Obrigado, amiga. A companheira já consegue andar sem canadianas, mas devagarinho. A filhota defendeu a tese esta semana e arrancou um 19, que é "suma cum laude". De facto, com o acordo não sei como vamos referir-nos a um fato de vestir. É que o brasileiros dizem terno, mesmo que não tenha o tradicional colete.
Jocas grandes.

GMaciel disse...

Quer-me parecer que a companheira é uma mulher de armas. É preciso ter fôlego para já ter deixado as canadianas de lado.
E a filhota, então? Imagino o orgulho. Fico feliz por vocês, acreditem.

jocas grandes