domingo, outubro 28, 2007

O DNA do racismo James Watson, o co-descobridor da molécula de DNA e ganhador do Nobel de 1953, pisou na bola. Em Londres para a divulgação de seu novo livro "Avoid Boring People" (evite pessoas chatas ou evite chatear as pessoas), ele deu declarações escandalosamente racistas. Acho que nem o Borat ou qualquer outro comediante querendo troçar do politicamente correto teria ido tão longe. Em entrevista ao jornal britânico "The Sunday Times", o laureado disse na semana passada que africanos são menos inteligentes do que ocidentais e que, por isso, era pessimista em relação ao futuro da África. "Todas as nossas políticas sociais são baseadas no fato de que a inteligência deles [dos negros] é igual à nossa, apesar de todos os testes dizerem que não", afirmou. Vale a pena ler na íntegra esta crónica de Hélio Schwartsman , publicada na Follha Online (versão digital da Folha de São Paulo) na passada quinta feira, sobretudo agora, quando o politicamente correcto obrigou o velho Professor a renunciar a todas a suas funções no "Cold Spring Harbor Laboratory", para onde entrou há 40 anos e que tranformou de laborátório desconhecido num dos centros de pesquisa modelo de todo o mundo .

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu nem quero acreditar nisto...
Um dos grandes herois da minha area.... que infelizmente nos sabemos que de heroi nao tem muito...
em que provas cientificas se baseia ele? é que todos os estudos que leio apontam exactamente para o contrario... mas também, para quem ganhou o prémio nobel baseado em trabalho alheio, nada me admira!

lino disse...

Julgo que estás enganada, martita; e não deves ter lido a crónica até ao fim. O Nobel foi muito bem ganho e já quiseram tirar-lho. O velhote é que é "politicamente incorrecto". Pensa só nisto: "Hotel Rwanda" e "Atrás das Linhas do Inimigo". Já deves ter visto os dois filmes. Diferenças? No primeiro, pretos matam pretos, perante a passividade das democracias ocidentais. E no segundo? Não se passa nos Balcãs, terra de brancos? Mas isso fica para outra posta.