quarta-feira, janeiro 24, 2007

A pobreza do debate - III Existirão, de facto, posições claramente religiosas sobre as grandes questões morais, que os crentes sejam obrigados a aceitar? A ser assim, serão essas posições diferentes das perspectivas que outras pessoas podem alcançar através da simples tentativa de raciocinar para descobrir o melhor caminho a seguir? A retórica do púlpito sugere que a resposta a ambas as questões é "sim". Mas há várias razões para pensar de outra forma. Em primeiro lugar, é frequentemente difícil descobrir uma orientação moral específica nas escrituras. Os nossos problemas não são os mesmos que os judeus e primeiros cristãos enfrentaram há muitos séculos; não é por isso surpreendente que as escrituras possam nada dizer sobre questões morais que a nós nos parecem prioritárias. Vale a pena ler o artigo Moral, aborto e religião, de James Rachels publicado em 19 de Janeiro na Crítica

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Lino,
Li o que escreveu no meu blog e o facto de eu não ter comentado os post´s em que fala sobre o aborto não tem nada a ver com o facto de andar "distraido" ou não ter lido. O que se passa é que tenho ouvido muitas opiniões e tenho a minha opinião formada sobre esse tema mas não estando ela bem formada na altura em que li os seus post´s era obvio que não ia escrever se sentia incertezas em relação à posição a tomar num assunto que considero e o Lino também delicadissimo.
Para rematar ou melhor consolidar a minha opinião sobre o tema resolvi só hoje colocar em debate a questão do aborto.
Um grande abraço,
Bernardo Moura

P.S.:O Facto de não comentar post´s não quer dizer que eu não leia os seus interessantes artigos todos os dias e mais do que uma vez por dia e o seu blog consta da minha lista de "favoritos".

lino disse...

Obrigado, caro Bernardo.
Vou iniciar uma série de postas a desmistificar os argumentos mais correntes do não, com base num ensaio de dois éticos práticos de nomeada.
Um abraço.

Anónimo disse...

Gostaria de o convidar a ler os comentários que entretanto foram colocados no meu blog, no "Debate".
Abraço