sábado, janeiro 13, 2007

Em nome do pai Para quem tem televisão por cabo, o canal AXN é, cada vez mais, uma excelente alternativa à pasmaceira pacóvia dos três canais generalistas nacionais. Excelentes séries, transmitidas a horas em que o cidadão comum as possa ver calmamente, e filmes, quase sempre muito bons. Foi graças ao AXN que ontem vi, pela primeira vez, o filme "Em nome do pai". Realizado por Jim Sheridam em 1993, mostra-nos os dois lados da justiça Britânica. Uma face negra, muito negra, pontuada por investigadores, brutais no espancamento e tortura psicológica dos presos, especialistas forenses sem quaiquer escrúpulos em fabricar provas condenatórias e sonegar à defesa provas ilibatórias, e um um arremedo de juiz que tem esta frase lapidar que cito de cor: "estou surpreendido por não ter sido acusado de traição à coroa; nesse caso, a sentença poderia ser a pena de morte por enforcamento que, nas actuais circunstâncias, não teria quaisquer dúvidas em aplicar". Como resultados, vários inocentes, entre os quais crianças, são condenados a severas penas de prisão, perpétua em alguns casos, por causa de um atentado do IRA que não cometeram. E uma face preocupada em fazer justiça, protuganizada por uma advogada incansável na busca da verdade e por um juiz que, 15 anos depois, não se atemoriza com a conversa dos investigadores fraudulentos e encerra todos os casos com a respectiva absolvição. Caso verídico passado no início dos anos setenta, este episódio mostra-nos o que pode acontecer quando se concede à polícia carta branca para, em situações de crise, prender e interrogar, durante dias e sem qualquer controlo judicial, quem muito bem entendam. Estanhas coincidências com o que se passa nos dias actuais.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já que fala de filmes, recomendo o filme "Apocalipto" de Mel Gibson.Fui vê-lo ontem e achei muito bom.Obviamente os filmes de Mel Gibson têm como imagem de marca a violência e este é violento mas à parte a violência exagerada o filme acaba por ser cativante.Se quiser dê uma pequena espreitadela ao "trailler" que deixei no meu blog.
Abraço

Eurydice disse...

Há cerca de um ano resolvi prescindir da TV.

Ainda não lhe senti a falta, mas de vez em quando lembro-me do AXN e do MEZZO... ;) Vi esse filme em tempos e também achei muito bom.

Anónimo disse...

Lino,

O AXN é já há algum tempo o meu canal favorito. As minhas sessões de zapping resumem-se aos canais de documentários, AXN, Fox e, de vez em quando, à SIC Notícias.
Um abraço.

Anónimo disse...

Sim, o AXN sem dúvida é o canal mais visto na minha casa e felizmente consegui cativar os demais habitantes desta...
Em relação ao filme, não vi (já não sei porque, até porque havia em casa quem o estivesse a ver) mas fiquei muito motivada para o ver.
Em termos de sugestões, o Apocalipto vou ver hoje, mas não posso deixar de aconselhar um filme que para mim mereceu a palma de ouro para melhor realização e o globo de ouro para melhor filme que recebeu: Babel! Um encadeamento de 3 histórias de vida, contadas ao bom estilo alternativo, com desempenhos magníficos e que vem provar mais uma vez que bons actores não são apenas americanos, o Brad Pitt não se limita apenas a uma cara bonita (como já tinha provado em snatch - porcos e diamantes, Fight Club e Seven entre outros) e a linguagem pode ser algo maravilhoso