sexta-feira, janeiro 19, 2007

Miscigenação de Humanos e Neandertais? Um crânio encontrado na caverna Pestera cu Oase (Caverna com Ossos), no sudoeste da Roménia, apresenta características dos Humanos modernos e dos Neandertais, sugerindo a possibilidade de ter havido acasalamento entre as duas espécies, há milhares de ano. Os Neandertais foram substituídos pelos primitivos Humanos modernos e os investigadores têm debatido, durante muito tempo, se houve mistura das duas espécies, embora a maioria duvide disso. Um estudo publicado na edição de 16 de Janeiro do Proceedings of the National Academy of Sciences (requer subscrição ou compra avulso), da autoria de Erik Trinkaus, da Universidade de Washington, St. Louis e do português João Zilhão, da Universidade de Bristol, Inglaterra, entre outros, aborda as características antigas e modernas existentes no crânio, cuja datação por radiocarbono indica que terá, pelo menos, 35.000 anos, podendo mesmo ter mais de 40.000 anos. Segundo os investigadores, o crânio tinha as mesmas proporções da cabeça de um humano moderno e carecia das largas arcadas supra-orbitais associadas comummente aos Neandertais. No entanto existiam algumas características pouco usuais nos humanos modernos, tais como um achatamento frontal, um osso razoavelmente grande por detrás do ouvido (apófises mastóides muito desenvolvidas) e uns molares superiores excepcionalmente grandes, características essas encontradas entre os Neandertais e outros hominídeos primitivos. Como declarou João Zilhão, “tais diferenças levantam questões importantes acerca da história evolutiva dos humanos modernos. Podem retratar uma situação na qual as características antigas reaparecem num humano moderno ou podem indicar uma miscigenação de populações.” Segundo frisou o Dr. Richard Potts, do Museu Nacional de História Natural Smithoniano, o crânio representa o mais primitivo humano moderno alguma vez encontrado na Europa.

2 comentários:

cãorafeiro disse...

os naerdentais também eram humanos... e foram, que se saiba, os primeiros a enterrar os seus mortos e a usar flores nos túmulos.

também cuidavam dos vivos feridos, enfm, eram uma sociedade tosca, rude, mas na qual a palavra solidariedade tinha um sentido muito claro, embora não existisse como palavra, uma vez que se sabe que o aparelho vocal dos naerdentaleses não lhes permitia mais do que articular alguns sons.

lino disse...

Cara cãorafeiro:
Os neandertais eram hominídeos, o que é uma coisa absolutamente diferente, apesar de fazerem aquilo que refere. A crânio encontrado em Pestera cu Oase é o humano moderno mais antigo encontrado na Europa.