quinta-feira, setembro 09, 2010

A primeira vez

Há sempre uma primeira vez para tudo e a principal selecção nacional do chuto na bola na é excepção.

Nunca tinha perdido com a Noruega? Aconteceu na terça-feira.

Nunca tinha encaixado 4 do Chipre? Encaixou-os na sexta-feira?

Um responsável da FPF nunca tinha dito que o seleccionador não fazia falta, já que os jogadores sabem jogar em piloto automático? Disse-o o respectivo presidente na semana passada.

Um seleccionador nacional, mesmo que acarinhado pelos jornalistas e apelidado pomposamente de “professor”, nunca tinha usado publicamente - que se saiba - uma linguagem tão ordinária para com profissionais da medicina como afirmar que o respectivo chefe devia ir fazer o controlo anti-drogas para a genitália da progenitora, utilizando um dos palavrões mais asquerosos da língua pátria? Fê-lo Carlos Queiroz, em 16 de Maio.

Responsáveis de clubes, jogadores e políticos nunca tinham afirmado que o calão mais rasca é a linguagem corrente dos intervenientes no futebol, principalmente quando se referem a pessoas ausentes investidas de poder de controlo sobre o que é administrado aos futebolistas? Disseram-no vários, publicamente, nos últimos tempos.

Posto isto, que pensar do castigo aplicado ao sr. Queiroz? A pena por obstrução ao controlo, a julgar pelo que é escrito no acórdão, parece não fazer muito sentido, além de ser de um masoquismo a toda a prova. Mas, ao tomar conhecimento das palavras do seleccionador, qualquer Federação digna desse nome, após validar com o próprio a veracidade do que lhe era atribuído, apenas tinha como solução uma guia de marcha imediata, pois quem assim fala, mais a mais na calma das 8H00 da manhã, não tem estofo para estar à frente da selecção nacional. O que se tem confirmado pelas declarações posteriores. Seria a primeira vez que um treinador era despedido por excesso de linguagem? Que fosse e o Tribunal do Trabalho que decidisse se havia justa causa ou não.

Tudo o resto, incluindo a atitude incompreensível de um governante e as declarações de ex-jogadores, treinadores, dirigentes, políticos e jornalistas, não passa de vontade de tapar o sol com a peneira. 

4 comentários:

O Puma disse...

Com o devido respeito pela lexívia

sempre sugiro

limpeza Tide

com esfregona de alto a baixo

jrd disse...

Nem mais!
Posso assinar contigo?
Um abraço

Manuel Veiga disse...

opto pelo poema, lá em cima... rss

o Queiroz e a sua "telenovela" não me merece duas linhas.

abraços

lino disse...

jrd:
Podes assinar à vontade.
Abraço