quarta-feira, setembro 08, 2010

Bate, César

Por que é que a tua mão perversa bate no meu rosto?
Por que é que marcas o meu dorso magro com as estrias roxas
Do teu chicote cruel?
Por que é que as tuas unhas deixam manchas negras na minha pele?
Se é só porque eu disse aos que clamam que, um dia, tudo mudará,
Se é só porque eu afaguei as almas dos infelizes com o carinho da minha
[esperança
Continua a bater, porque eu não me calarei.

Por que escarras na minha barba suja de terra?
Por que esmagas a minha mão calosa com o teu tronco de ferro?
Por que mandas os teus carrascos esmagarem os meus pés com as
[patas dos teus cavalos?
Se é só porque eu disse que o pobres devem ter pão,
Que todos os homens são iguais;
Se é só por isso, continua a escarrar na minha barba suja de terra,
Continua a esmagar minhas mãos calosas no teu tronco de ferro.
Continua a mandar o teu carrasco
Esmagar os meus pés doloridos e roxos,
Porque eu jamais me calarei.

Dize tu, poderoso, dize tu, César,
Se alguém pode conter a tormenta que estala;
Se alguém pode deter a torrente dos rios
quando eles descem, como avalanches, das montanhas.

Dize tu se alguém pode deter o dia rubro que engole, como um dragão 
[de fogo, a noite negra,
E espalha ouro e carmim no horizonte infinito.
Como é que tu queres, com teus castigos desumanos,
Deter a torrente da revolta e a infinidade de esperanças que saltam do
[meu coração?

Bate, César... Maltrata... Esmaga... Tortura...
Mas eu ouço o tropel dos cavalos na noite.
Vejo sangue correr... Vejo a terra vermelha.
Vejo homens em luta. Ouço a música suave
Que adormece os infelizes e sobe ao céu com a fumaça das casas pobres dos proletários...

César, que mão alva é esta que estende pão às crianças famintas?
César... que tropel é este que ouço, dentro da noite?...


(poeta brasileiro)

7 comentários:

jrd disse...

Bate César, enquanto podes, porque o teu tempo está a passar, vai passar.

Mar Arável disse...

é preciso dar voz ao silêncio

mesmo que doa

Estrela da Liberdade disse...

Não me calarei nunca.
Bjs

Barbara disse...

Sim.
Todos os Césares passaram.

Sofá Amarelo disse...

Retrato da sociedade que temos tido ao longo dos séculos... é preciso que os Césares deste tempo deixem e bater...

Um abraço!

vieira calado disse...

Você sabe escolher o que publica!

Forte abraço

mdsol disse...

:)))