quarta-feira, julho 30, 2008

Mário Quintana por Mário Quintana Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Há ! mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas... Aí vai! Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas : ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a eternidade. Nasci do rigor do inverno, temperatura: 1 grau; e ainda por cima prematuramente, o que me deixava meio complexado, pois achava que não estava pronto. Até que um dia descobri que alguém tão completo como Winston Churchill nascera prematuro - o mesmo tendo acontecido a Sir Isaac Newton ! Excusez du peu. Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que nunca acho que escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! sou é caladão, instrospectivo. Não sei por que sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros ? Exatamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese. Outro elemento da poesia é a busca da forma (não da fôrma), a dosagem das palavras. Talvez concorra para esse meu cuidado o fato de ter sido prático de farmacia durante 5 anos. Note-se que é o mesmo caso de Carlos Drummond de Andrade, de Alberto de Oliveira, de Erico Veríssimo - que bem sabem ( ou souberam) , o que é a luta amorosa com as palavras. Mario Quintana ( texto escrito pelo poeta para a revista Isto É de 14/11/1984)

4 comentários:

jrd disse...

Quem melhor do que Mário Quintana para falar sobre Mário Quintana.

éme. disse...

A "luta amorosa com as palavras" é o que encontramos aqui, sempre renovada, de cada vez que o caminho dos dias nos traz a este lugar. Sim!
:)
Não gosto de agradecer, gosto bem mais de Engrandecer as coisas boas que me vão oferecendo, posso? É isso que tenho de deixar escrito já aqui, uma palavra completa de engrandecimento pelos pedaços de delícia que nos são oferecidos, sempre, aqui!
Bem-haja, caríssimo companheiro destas andanças na blogosfera! Bem-haja, esta escrita feita partilha que nos ilumina as horas e nos faz esperançar os dias, a vida inteira!

lino disse...

Ninguém, jrd, ninguém.

lino disse...

Mas que exagero, éme! Perante a iliteracia que por aí grassa, mormente nos media, procuro trazer exemplos de bem escrever, seja em português de Portugal seja no do Brasil.

Beijos