quarta-feira, maio 26, 2010

Fotografia com história














A imagem é banal para nós mas tem, em si mesma, um grande significado, já que num reino em que as mulheres só podem sair à rua com a cara tapada e acompanhadas por um guardião (pai, marido ou irmão), somente alguém que não tem de prestar contas a ninguém no seu país, como o Rei Abdullah, pode fazer-se fotografar, juntamente com o seu filho e herdeiro, com um grupo de súbditas, quase todas de cara descoberta.

A foto de grupo, captada durante o Fórum de Diálogo Nacional sobre a Sociedade e Serviços de Saúde, foi saudada em todo o mundo como mais um pequeno passo do velho rei no sentido de tornar a Arábia Saudita um país menos opressor para as mulheres.

Talvez tenha sido animada por este e outros sinais que uma jovem de vinte e poucos anos decidiu dar um arraial de porrada  a um polícia da Comissão para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício. A jovem e um amigo estavam a passear num parque quando foram abordados por um polícia dos costumes para confirmar as suas identidades e parentesco, já que um homem e uma mulher não casados não podem passear juntos. Enquanto o rapaz colapsou, a jovem foi-se ao polícia e socou-o repetidamente, fazendo com que tivesse de ser transportado ao hospital com contusões no corpo e na cara. Ora toma!

Imagem: AFP/Getty Images

3 comentários:

Mónica disse...

e depois?

jrd disse...

À maneira deles:Foi d'homem!...

O Puma disse...

Um polícia com contusões

pode ser perigoso

Com mulheres tesas
a coisa vai

Abraço