quinta-feira, abril 01, 2010

As avestruzes






















O bando que tomou de assalto o Vaticano de há três décadas para cá continua a enfiar a cabeça na areia e a tentar sacudir a água do capote, despendendo, nas palavras incisivas de uma renovada colunista do The New York Times, a Semana Santa na nada santa arte de manipular a informação, transformando a Quinta Feira Santa na Quinta Feira do Encobrimento e a Sexta Feira Santa na Sexta Feira do Culpa os Outros.

Em vez de fazer um mea culpa pelo encobrimento continuado da pedofilia existente nas fileiras do clero, continua a destilar barbaridades como a afirmação de que o aborto é mais grave do que um crime hediondo repudiado pela generalidade das culturas actuais - com a excepção de uns tantos pedófilos empedernidos - independentemente da orientação religiosa ou da ausência da mesma.

Perante a avassaladora acumulação de provas de que o Vaticano tinha conhecimento e nada fez para proteger as vítimas, punir canonicamente os criminosos e levá-los perante os tribunais criminais de cada país, dezenas ou mesmo centenas de milhões de católicos de boa vontade, entre os quais me incluo, esperam que o chefe da corja tome a única decisão possível: assuma a culpa, venda os bens que forem necessários para indemnizar as vítimas, puna os culpados – despadre-os, desbispe-os, descardealize-os –, entregue-os à justiça terrena e, depois de tudo isso feito, demita-se e entregue-se também. Para que a Semana Santa volte a ser merecedora desse nome e na madrugada do Domingo possamos cantar Aleluia!

7 comentários:

jrd disse...

Gostaria de pensar que os católicos esperam que Deus despapize o chefe da corja.

lino disse...

Eu e mais um milhões bem gostávamos!

Sensualidades disse...

as avestruzes tambem correm muito rapido :P

Beijos

Paula

Helenice Priedols disse...

Ótimo este artigo.
Vergonha na cara faz bem pra todo mundo.
Abraço.

GMaciel disse...

Nem sei o que comente, sinceramente. Posso tirar o chapéu e bater sonoras palmas?

É o que me apetece fazer.

:)

jocas grandes aos três

Idaldina Martins Dias disse...

Lino, adorei este seu post. Sou católica e sinto vergonha. Como é possível a igreja, os mandantes da igreja, encobrirem crime tão hediondo?
Que a justiça dos homens julgue e castigue todos os que maltrataram essas crianças assim como quem os encobriu.
Bjs
Idaldina

Fernando Torres disse...

O comportamento é próprio de se escuda atrás da justiça divina.