quinta-feira, dezembro 07, 2006

O respeito que os políticos me merecem Confesso que não tinha qualquer admiração ou particular respeito por Paula Teixeira da Cruz, dirigente do PPD/PSD e presidente da Assembleia Municipal de Lisboa. Não porque conheça a senhora de qualquer lado ou tenha algum motivo específico para tal atitude. Mas, simplesmente, porque é essa a minha posição face à grande maioria dos nossos políticos e, já agora, dos da estranja, também. Políticos merecedores de admiração são, infelizmente, muito raros. Há algumas semanas fiquei surpreendido, não com a notícia da criação do Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim em si mesma, mas com o nome de um dos fundadores que me pareceu, assim de relance e numa breve notícia de telejornal, chamar-se Paula Teixeira da Cruz. Seria possível? Uma senhora que, para além de dirigente de topo de um partido que nunca se mostrou muito favorável à despenalização da IVG e casada com um dos mais proeminentes membros do Opus Dei cá do burgo que, além do mais, é presidente do maior banco privado do país? Apesar de estar convicto de ter lido que a senhora era agnóstica, seria obra. A confirmação veio através da página do Movimento. É mesmo ela! O que leva uma pessoa como a dra. Paula a sair da sua cómoda situação para dar a cara por uma causa tão delicada como esta? Não chega acreditar e defender a causa. No seu caso, julgo que foi precisa coragem, muita coragem para o fazer. Mais um político a acrescentar à minha reduzida lista daqueles que merecem admiração e respeito. É pena eu não ser eleitor no concelho de Lisboa, apesar de cá passar cinquenta por cento do meu tempo. Nunca votei nem tenciono votar no partido que ela representa, mas poderia, talvez, dar-lhe o meu voto nas autárquicas. Quem sabe se um dia não se candidata por Loures?

1 comentário:

lino disse...

Caro pintoribeiro:
Peço desculpa mas, apesar de ter seguido a ligação que me levou a 3 blogues diferentes, não consegui perceber o seu comentário. Problemas de uma mente precocemente envelhecida ou efeitos secundários dos 2 copos de tinto alentejano com que acompanhei o jantar?
Abraço.