sexta-feira, dezembro 22, 2006

Natal também é amizade No Natal quase só se fala de família e de amor. Mas a importância da amizade nunca deve ser esquecida, mormente nesta quadra festiva. Por isso, meus amigos, liguem o "som do silêncio", ouçam uma música suave e relaxante se vos aprouver e deliciem-se com este maravilhoso poema do grande poeta carioca:
Amigos Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências… A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida. Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer… Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos! A gente não faz amigos, reconhece-os.
Vinícius de Moraes

10 comentários:

cãorafeiro disse...

caro lino:

em primeiro lugar queria agradecer-lhe a solidariedade que me prestou. segundo referiu, chegou ao meu blog via sorumbático. eu infelizmente por falta de tempo quase não tenho passado por lá, mas aprecio muito tanto o blog como o autor.

gostei muito deste seu blog, em particular da homenagem ao Carl Sagan, e este poema de Vinicius de Moraes sobre a amizade.

tenho escrito bastante sobre a amizade, e por isso, ao ler este poema, achei que talvez gostasse de ler o meu último texto sobre o tema, que tem ele próprio links para outros texts meus..~.

http://armadilhaparaursosconformistas.blogspot.com/2006/10/o-sentido-da-amizade.html

desejo-lhe um Feliz Natal, bem como aos seus leitores, que o ano de 2007 lhe corra bem e que não deixe cair este blog que promete muito.

cãorafeiro disse...

http://www.lacan.com/zizreloaded.htm

http://www.lacan.com/zizek-matrix.htm

entretanto vi no seu perfil que apreciou o filme matrix...achei que talvez isto lhe interessasse (é um vício que tenho, o de entupir os outros com coisas para ler...peço desculpa!)

Anónimo disse...

Para quem assim preza o amor nas suas várias facetas, certamente terá Natais maravilhosos e cheios de alegria. Que este não seja excepção. E que o próximo ano seja melhor que este!

lino disse...

Cara Cãorafeiro:
Obrigado pela sua visita e acho que deve visitar diariamente o "Sorumbático" pois, pelo que tenho visto desde há dois anos, é do melhor que há. Li pela segunda vez o seu texto sobre a amizade, que muito me agradou. Fui, também, ler o da primeira ligação que lá estava, mas dei com um comentário de um tal LNT e não quis estragar o fim do dia de Natal.
Sobre o Matrix escreverei noutra altura, pois não acho o dia de Natal apropriado.

Cara Sofia:
Tudo de bom para si. Ainda vamos encontrar-nos este anos e, espero, muitas mais vezes em 2007.

cãorafeiro disse...

caro Lino,

se não fosse contra a ideia de classificar os blogs segundo uma hierarquia, diria que o sorumbático é o melhor blog que eu conheço, e o carlos medina ribeiro o melhor blogger. uma pessoa equilibrada, com sentido de humor, muita subtileza, muitaversatilidade, que não se leva demasiado a sério mas também não se deixa levar. tanto é capaz de inserir um post totalmente inócuo, por exemplo certas imagens, apenas pelo insólito, como insere quebra-cabeças e perguntas sobre ciencia para logo a seguir fazer uma crítica extremamente contundente a uma qualquer situação política ou social.

quanto à amizade, ainda vou escrever muito.

lino disse...

Cara cãorafeiro:
Completamente de acordo quanto ao CMR. Também escreve há muito tempo uma coluna no Diário Digital (foi lá que o conheci, talvez há dois anos ou mais) e tem outra página na web chamada "Humor Medina". Então as histórias do Jeremias são de partir o coco a rir. Eu tenho dois dos livros do Jeremias e valem a pena.

cãorafeiro disse...

eu deliro com o jeremias!

Eurydice disse...

Peço a quem puder que me indique como chegar ao Sorumbático: parece um blog a não perder de todo! :)
Obrigada!

lino disse...

Cinderela,
O endereço é o seguinte:

http://sorumbatico.blogspot.com/

Eurydice disse...

Obrigada mais uma vez,caro Lino! Já fui espreitar, e concordo com tudo o que li aqui!... :)