domingo, janeiro 10, 2016

ENCONTRO FORA DO TEMPO

                            In memoriam
                            de José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, 1968 
Desces
da vida de além-morte
que me alumia

sereno vens
sereno e forte
servir de guia

apareces da noite
marcas o norte
rasgas o dia

na amargura
da minha escura crucial poesia
entreteces
com brandura e valentia
a ligadura duma ferida
que sangra tortura e arde
e só não cura quem nesta vida
fugindo à lida se acovarde

cresces na funda raiz
de português meu irmão
filhos do mesmo país
nascidos do mesmo chão
floresces na cicatriz
aberta no coração
(e aqui por quanto fiz quanto não quis
alheio à tua exemplar lição
ó meu irmão ó minha terra ó meu país
perdão milhões de vezes perdão perdão)

a sede que na terra me levanta
da fome que me afunda sob a lama
agora mais que nunca chora e canta
no rasto do teu vulto que exclama:

quando se vive e se morre
para cumprir o dever
sem medo
e sem alarde

- para morrer não é cedo

para viver não é tarde.


Fernando Pinto Ribeiro 

(poeta egitaniense nascido a 10 de Janeiro de 1928)

Sem comentários: