terça-feira, março 01, 2011


Veio Ter Comigo Hoje a Poesia

Veio ter comigo hoje a poesia.
Há quantos anos? Desde a juventude.
Veio num raio de sol, num murmúrio de vento.
E a ilusão que me trouxe de uma antiga alegria
reinventou-me a antiga plenitude
que já não invento.

Fazia-lhe outrora poemas verdadeiros
em fornicações rápidas de galo.
Hoje não sou eu nunca por inteiro
e há sempre no que faço um intervalo.

Estamos ambos tão velhos - que vens fazer?
- a cama entre nós da nossa antiga função.
Nublado o olhar só de a ver.
E tomo-lhe em silêncio a mão.


(Vergílio Ferreira faleceu há 15 anos)

1 comentário:

Sofá Amarelo disse...

Lembro-me do dia do desaparecimento de Vergílio Ferreira, foi uma perda muito grande, para mim foi um dos melhores poetas de sempre, mais que poeta, um pensador, um filósofo, um humanista!

Obrigado pela recordação!