quarta-feira, novembro 10, 2010

Do que eu gostava

Eu gostava que qualquer português maior de 15 anos - e, por maioria de razão, qualquer candidato a Presidente da República - soubesse que os Lusíadas são uma epopeia que se compõe de 10 cantos, já que talvez fosse demasiado pedir que a maior parte soubesse que esses dez cantos se dividem por 1102 estrofes, num total de 8.816 versos alexandrinos. Agonia-me, portanto, a possibilidade de continuar a ter como Presidente da República alguém para quem, muito provavelmente, o Camões é apenas uma praça lisboeta, o Padre António Vieira um pároco de aldeia do cavaquistão, Garrett uma rua chique de Lisboa ali ao Chiado, Camilo um actor de comédia já bastante entrado nos anos e Queiroz um ex-seleccionador nacional de futebol. Se, no dizer de Pessoa, “a minha pátria é a língua portuguesa”, para o Aníbal a pátria não passa de um manual de contabilidade e no 10 de Junho celebra-se o dia da “raça”. Triste sina a nossa.

4 comentários:

O Puma disse...

Boa malha

Abraço

jrd disse...

Eu estou contigo!
Lamentavelmente, os tugas estão com ele...

Mónica disse...

:DDD raça de bolo rei?

Mónica disse...

cá pra mim és apoiante do alegre esse ao menos deve saber de cor os alexandrinos todos e aposto q de contas nepia, vai ser um despesista :DDDD