domingo, março 07, 2010

Os gandaieiros

Catadores é o termo com que os brasileiros se referem a pessoas que, por falta de alternativas no mercado de trabalho, se dedicam a vasculhar o lixo à procura de coisas que possam valer algum dinheiro. É um tipo de trabalho que muitos olham com desprezo, mas que aqueles que a ele se dedicam vêem, com toda a razão, como uma boa alternativa ao gamanço.

Não quero ser indelicado com membros de uma tal Comissão de Ética e seus convocados apelidando-os de catadores o que, para além dos próprios, poderia ofender os que se dedicam a tão duro ofício. Como a língua portuguesa, para além de muito traiçoeira, é riquíssima, prefiro aplicar-lhes o sinónimo gandaieiros (eu sei que também se aplica aos que andam na vadiagem, o que não é o caso), já que gandaia, na definição do dicionário consultado é, também, o acto de remexer o lixo à procura do que nele se pode aproveitar.

Pelo que me tenho apercebido, há alguns gandaieiros que têm uma maneira muito típica de gandaia já que, em vez de procurarem no meio do lixo aquilo que se pode aproveitar, dedicam o seu tempo a manobras abertamente escatológicas, tentando encontrar merda - que para eles, pelos vistos, vale ouro - com que possam satisfazer os seus instintos coprófagos. Felizmente as televisões ainda não transmitem o cheiro.

4 comentários:

O Puma disse...

Tens razão

mas que cheira . cheira

Abraço

jrd disse...

Será que os caneiros não transmitem os cheiros?...

Barbara disse...

A mídia é má.
Gostaria de contar, que meu bisavô materno chegou ao Brasil e foi ser o que chamavam de "burrinho sem rabo" - aqueles homens que carregam coisas na carroça, catam e vendem.
Enriqueceu.
Pena que não sobrou nada prá minha geração mas assim foi. Os filhos dele, que eram 10, viveram em berço de ouro.
Agora, voltando a sua idéia, a tv impõe mas as pessoas "parecem" ter o arbítrio de usar o controle remoto - não é?
Mas cada um se alimenta do que quer e geralmente, do que lhe é semelhante...

macaco do 1ºD disse...

Boa Tarde Estimado,

É um prazer contactá-lo e em primeiro lugar elogiar pelo bom blog que expõe a todos nós, leitores.

Envio este e-amil para anunciar a abertura de um novo blog, o "Macaquinhos no Sótão". http://osmacacosdosotao.blogspot.com/

Um blog pensado há muito, mas que só agora decidi abrir.

Gostaria muito de contar com a sua ajuda na promoção deste blog, colocando o link se possivel.

Como é claro, retribuirei sem piscar os olhos em colocar o seu link na minha página!

Espero uma resposta sua.