segunda-feira, abril 18, 2016

A partida

Quero morrer de noite -
         As janelas abertas,
Os olhos a fitar a noite infinda.

Quero morrer de noite -
         Irei me separando aos poucos,
Me desligando devagar.
A luz das velas moldará meu rosto lívido.

Quero morrer de noite -
         As janelas abertas,
Tuas mãos chegarão água aos meus lábios
E meus olhos beberão a luz triste dos teus olhos,
Os que virão, os que ainda não conheço,
         Estarão em silêncio,
         Os olhos postos em mim.

Quero morrer de noite -
         As janelas abertas,
Os olhos a fitar noite infinda.
         Aos poucos me verei pequenino de novo, muito pequenino.
O berço se embalará na sombra de uma sala
E na noite, medrosa, uma velha coserá um enorme boneco.
Uma luz vermelha iluminará o dormitório
E passos ressoarão quebrando o silêncio.
Depois na tarde fria um chapéu rolará numa estrada...

Quero morrer esta noite -
         As janelas abertas.
Minha alma sairá para longe de tudo, para bem longe de tudo.

E quando todos souberem que já não estou mais
E que nunca mais voltarei,
Haverá um segundo, nos que estão
E nos que virão, de compreensão absoluta.


(poeta carioca nascido faz hoje 110 anos)

Sem comentários: