How many times must a man look up, Before he can see the sky? How many ears must one man have, Before he can hear people cry? The answer, my friend, is blowin' in the wind. The answer is blowin' in the wind.
quarta-feira, maio 07, 2008
Conselhos sábios
Um homem que segue as suas inclinações ao escolher o curso da sua vida pode empregar meios muito mais seguros para atingir o sucesso do que um outro, que é levado pelas sua inclinação a seguir o mesmo caminho e persegue o mesmo objectivo. As riqueza são o principal objecto dos vossos desejos? Adquiri competência na vossa profissão; sede diligentes no exercício dessa profissão; ampliai o círculo dos vossos amigos e conhecidos; evitai os prazeres e as despesas; e nunca sejais generosos a não ser tendo em vista ganhar mais do que poderíeis economizar através da frugalidade. Desejais conquistar a admiração do público? Guardai-vos igualmente dos extremos da arrogância e do servilismo. Fazei notar que atribuís valor a vós mesmos, mas sem mostrar desprezo pelos outros. Se cairdes em algum dos extremos, ou ireis provocar o orgulho dos outros com a vossa insolência, ou ensiná-los a desprezar-vos por causa da vossa timorata submissão e por causa da baixa opinião que aparentais ter de vós mesmos.
David Hume, Ensaios Morais, Políticos e Literários, O Céptico
David Hume nasceu há 297 anos, mas as suas ideias continuam a ter enorme influência na actualidade. Como de pode ver pela passagem citada, há candidatos a ricos e candidatos a políticos a quem faria muito bem ler os seus Ensaios Morais, Políticos e Literários. Qualquer nível de inglês técnico, mesmo o elementar, é suficiente, tal a clareza da sua escrita.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Serão sábios os conselhos, mas não estou muito "inclinado" para perceber inteiramente o primeiro período.
Não sei bem a que período se refere. Se é à riqueza, entendo que o Hume quer dizer que só se "enriquece" honestamente sendo competente e diligente na profissão, arranjando amigos adequados, não esbanjando; tudo o resto é exploração. Quanto a conquistar a admiração do público, todos conhecemos exemplos da maior arrogância e de servilismo interesseiro.
Olá Lino, Mto bom ler aqui por palavras "sábias" que o sabor da "pobreza" mais não é senão a maior riqueza... mas já mto poucos, até mesmo nós temos tantas vezes fraquezas e ignoramos ou nem vemos o que mais nos poderia enriquecer...
Quase 300 anos passados e a humanidade a cada minuto fica + pobre de valores...
Obrigado pelo belissimo texto e pela visita às nuvens beijinhos
Refiro-me ao anterior (introdução?)
Ao anterior? É simples. Por exemplo, Bill Gates e Berlusconi. Ambos devem ter desejado ser ricos e famosos. O Bill Gates seguiu o caminho da criatividade e da competência profissional. O outro seguiu o caminho dos mafiosos. Sabemos quem teve mais sucesso.
Ah!...
Enviar um comentário