How many times must a man look up, Before he can see the sky? How many ears must one man have, Before he can hear people cry? The answer, my friend, is blowin' in the wind. The answer is blowin' in the wind.
sexta-feira, outubro 16, 2009
Em pratos limpos
Em uma matéria exibida no programa Saia Justa (GNT/Globo), a atriz Maitê Proença cometeu uma série de grosserias contra os portugueses. Para o colunista Clóvis Rossi, da Folha de São Paulo, seria algo normal, fruto do preconceito que brasileiros e portugueses sentem uns dos outros. A atriz não expressou, na verdade, um preconceito que nasceu não se sabe de onde, mas sim vários conceitos alimentados pela mídia brasileira. Um processo de permanente negação das origens, de desprezo pelo nosso passado, que sempre quis nos ensinar a odiar ter sido colônia de Portugal e não da Inglaterra.
Vale a pena ler o artigo de Rogério Mattos Costa, em que o jornalista desmistifica os preconceitos anti-portugueses da maioria da imprensa brasileira. A própria palavra utilizada para designar os meios de comunicação social (mídia) é um exemplo acabado daquilo que ele afirma.
Com efeito, a palavra que empregamos em Portugal para designar o conjunto dos meios de comunicação social é média (os meios), palavra oriunda do latim por via erudita, já que media é o plural de medium (o meio). Os ingleses adoptaram o termo latino, pronunciando-o à sua maneira e os jornalistas brasileiros, por sua vez, culturalmente colonizados pelo grande irmão do norte, importaram a palavra tal como soa (mídia). É por estas, por outras e por muitas mais que eu sou visceralmente contra o (des)acordo ortográfico.
Pela minha experiência de um mês por aquelas bandas e pelo testemunho de familiares próximos que por lá andam há bem mais de 50 anos, a imensa maioria do povo brasileiro não vê os portugueses com os olhos dos média de referência daquele imenso país, bem pelo contrário.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Pois não!
Brasuquices...
Esse programa "Saia Justa" na minha opinião é totalmente dispensável.
Abraço.
PAZ e LUZ
Amigos portugueses,
Tenho amor e respeito ao povo portugues,minha raiz.
Estudo e gosto da literatura portuguesa.E os convido a visitar os meusa blogs.Em especial,hoje,o www.prisma-cristinasiqueira.blogspot.com onde postei um texto metafísico que escrevi na casa de Fernando Pessoa.
Será um prazer recebê-los nos espaços que assino.Espero que gostem.
Com carinho,
Cris
Enviar um comentário