How many times must a man look up, Before he can see the sky? How many ears must one man have, Before he can hear people cry? The answer, my friend, is blowin' in the wind. The answer is blowin' in the wind.
Páginas
▼
sexta-feira, março 06, 2009
Adeus, Gucci!
Eu chamei capitalismo Gucci à última era do capitalismo. Ele nasceu em meados da década de oitenta - filho bastardo de Roanld Reagan e Margareth Thatcher, com Milton Friedman como fada padrinho e Bernard Madoff como imagem de marca.
Foi uma era em que as proposições fundamentais eram que os mercados se podiam auto-regular, os governos deviam ser liberalistas e os seres humanos não eram nada mais do que instrumentos racionais de maximização de lucros; um tempo em que era menos vergonhoso estar endividado do que não ter os últimos ténis Nike ou a última mala de mão Gucci.
Para ler aqui, um interessante artigo da economista e escritora inglesa Noreena Hertz, uma das maiores especialista em globalização económica, cuja leitura julgo que será útil mesmo para os que pensam que não há volta a dar ao sistema e que um outro mundo é possível.
Sem comentários:
Enviar um comentário