How many times must a man look up, Before he can see the sky? How many ears must one man have, Before he can hear people cry? The answer, my friend, is blowin' in the wind. The answer is blowin' in the wind.
Páginas
▼
terça-feira, janeiro 22, 2008
Pico petrolífero e mercados financeiros
Chama-se Gail Tverberg, é Master of Science em Matemática pela Universidade de Ilinóis, Associada da Casualty Actuarial Society e Membro da Academia Americana de Actuários.
Começou a interessar-se pela questão do pico petrolífero em fins de 2005 e escreve regulamente sobre questões relacionadas com o petróleo no sítio The Oil Drum, um dos sítios de topo em questões relacionadas com o pico petrolífero, a escassez de energia e os impactos esperados no futuro dos cidadãos estado-unidenses (e, por tabela, de toda a humanidade), assinando com o nome de Gail, a Actuária.
No passado dia 9 de Janeiro publicou um texto no The Oil Drum intitulado Pico petrolífero e mercados financeiros: uma previsão para 2008, cuja leitura recomendo vivamente. Apesar de imbuído de alguma tecnicidade, o artigo é muito acessível mesmo para não iniciados e dá-nos uma perspectiva muita clara daquilo que os americanos (e todo o mundo, por força do chamado "efeito borboleta") podem esperar nos próximos tempos. Começa assim:
Nesta altura do ano, lemos muitas previsões financeiras para o ano que temos pela frente. Quase todas elas são redigidas com o "filtro" da certeza do crescimento infinito. "Os problemas da produção petrolífera são uma dificuldade temporária; depois de uma curta baixa, é provável que a economia continue, de novo, a crescer rapidamente. Podemos ter uma ligeira recessão, mas voltaremos brevemente ao caminho certo, como sempre". Etc.
Para quem tiver alguma dificuldade com o original em inglês, já está disponível uma boa tradução em português.
Sem comentários:
Enviar um comentário