How many times must a man look up, Before he can see the sky? How many ears must one man have, Before he can hear people cry? The answer, my friend, is blowin' in the wind. The answer is blowin' in the wind.
Páginas
▼
terça-feira, março 13, 2007
Serviço Público
No dia 7 de Março surgiu um espaço de verdadeiro serviço público na blogosfera portuguesa: um novo blogue de ciência, filosofia e educação chamado De Rerum Natura.
Entre os seus autores encontam-se um físico e um matemático, ambos com várias obras de divulgação científica publicadas, um filósofo, autor de diversos livros e manuais da disciplina, uma pedagoga, também com obra publicada, uma química (professora do IST) e dois biólogos.
Desde o início, e as primeiras postagens o confirmaram, mostrou ser um espaço merecedor de visita diária e leitura atenta. Como aperitivo, deixo a posta de apresentação:
O poeta latino Tito Lucrécio Caro, que viveu no século I a.C., escreveu um único livro: o poema De Rerum Natura. Nele defende a teoria atomista (Demócrito já tinha dito antes «Tudo no mundo é átomos e espaço vazio») mas fala, além de coisas da física e da química, de muitas outras coisas: biologia, psicologia, filosofia, etc.
O blog que partilha o título com o poema de Lucrécio falará também de várias coisas do mundo, procurando expor a sua natureza. Partirá da realidade do mundo (o nosso mundo, feito de átomos e espaço vazio) para discutir o empreendimento humano da descoberta do mundo, que é a ciência, e as profundas implicações que essa descoberta tem para a nossa vida no mundo. Mostrará o que é a ciência (história e filosofia da ciência, cultura científica, aplicações da ciência, riscos, educação científica, arte e ciência, etc.).
Enfrentará a anti-ciência nas suas várias formas, sejam elas fraude, demagogia, pseudo-ciência, superstição ou simples erro. Falará em particular do caso português e da nossa necessidade de mais e melhor ciência para sermos um país mais culto, mais desenvolvido e mais livre.
Excelente notícia - e um óptimo serviço público a quem te lê. :)
ResponderEliminarVou espreitar e já cá volto.
beijos
Bom, numa rápida visita e depois da leitura atenta sobre os mitos que envolvem Einstein, devo concordar que passará a ser uma visita obrigatória. Pela parte que me toca, já o adicionei. Obrigada uma vez mais. :)
ResponderEliminarbeijos
Isto não vem nada a propósito. É porque perdi o endereço do Lino e não lhe posso enviar a seguinte mensagem que mandei a vários bloguistas.
ResponderEliminar"Chamo a atenção para uma nota indignada que escrevi no meu blogue. Sugiro-vos que, onde escrevem, amplifiquem isto.
"A PIDE não torturava"
Já espreitei e gostei. Obrigada.
ResponderEliminarGraça:
ResponderEliminarObrigado. Bjos :)
João:
Já afixei uma posta relativa ao assunto.
Sofia:
Obrigado. Noutra oportunidade continuaremos o diálogo na sua caixa de comentários.