Páginas

segunda-feira, março 15, 2010

O celibato


















Qualidades do bispo - É digna de fé esta palavra: se alguém aspira ao episcopado, deseja um excelente ofício. Mas é necessário que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, ponderado, de bons costumes, hospitaleiro, capaz de ensinar; que governe bem a própria casa, mantendo os filhos submissos, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará ele da igreja de Deus?

Paulo-1ª Carta a Timóteo (Cap.3:1-2,4-5) – Bíblia dos Capuchinhos

Porque é que uma Igreja que dá uma enorme importância a tudo o que Paulo de Tarso escreveu, ao ponto de partes das suas Cartas serem leitura  obrigatória na quase totalidade das missas dominicais em todo o mundo e da passagem sobre o amor da sua carta aos Coríntios ser a leitura e base da homilia em todos os casamentos canónicos, e que até fez de 2008-2009  Ano Paulino, continua a fazer finca pé no celibato obrigatório dos sacerdotes?

No passado dia 10 de Março, Christoph Schonborn, cardeal austríaco arcebispo de Viena, teólogo conservador e unha com carne com Bento XVI, levantou um enorme burburinho em vários sectores conservadores e no Vaticano, ao defender, no magazine da diocese, que o a questão do celibato devia ser reanalisada à luz dos escândalos de pedofilia que têm vindo a público, já que o mesmo pode ser uma das causas das inqualificáveis acções predatórias que têm vindo a ser reveladas.

Christoph Schonborn não é o primeiro a sugerir uma ligação entre o celibato e a pedofilia, pois o teólogo (infelizmente “maldito”) Hans Küng já o tinha feito. Será que agora alguém vai prestar atenção, ou vão limitar-se a negar o óbvio, como já começamos a ouvir?


Cartoon: Peter Brookes/The Times

5 comentários:

  1. É uma vergonha a maneira como a Igreja católica trata este enorme problema.


    :))

    ResponderEliminar
  2. A pedofilia parece ser um fenómenos transversal a toda a sociedade - não consigo perceber porquê... mas a Igreja mais do que qualquer outra instituição tem que saber lidar com esta calamidade.

    Um abraço!!!

    ResponderEliminar
  3. Meu filho, a pedofilia é um fato por alguns presbiteros da Igreja, mas isso não significa que toda a igreja tem que ser culpada. Segundo dados, para cada um padre pedófilo existem 3 pastores pedófilos! Isso é vergonhoso, mas existe, pois a Igreja lhe dar com homens e não com Deuses.

    ResponderEliminar