How many times must a man look up, Before he can see the sky? How many ears must one man have, Before he can hear people cry? The answer, my friend, is blowin' in the wind. The answer is blowin' in the wind.
Páginas
▼
quarta-feira, janeiro 31, 2007
Desmistificar fantasias – III
Tendo analisado o que é a senciência, quando começa ela nos seres humanos?
“Quais são os critérios na base dos quais podemos avaliar a senciência nos embriões humanos? Quando os critérios( fisiológico e comportamental) são aplicados aos embriões humanos, verifica-se que os embriões humanos a serem utilizados na investigação em células estaminais não têm a capacidade de sentir dor.
Analisemos primeiro o critério fisiológico. Para o embrião ter consciência de uma sensação de dor precisam de existir, pelo menos, as seguintes estruturas anatómicas: i) receptores sensoriais capazes de responder a um estímulo doloroso; ii) nervos para conduzir os impulsos gerados nestes receptores até à medula espinal; iii) fibras nervosas na medula espinal que transmitam estes impulsos de dor ao cérebro. Provas comportamentais de que estas estruturas estão presentes são a presença de respostas reflexas, visto que estas requerem que os nervos que emergem da medula espinal estejam intactos e funcionais. Os nervos responsáveis por transportar as sensações da pele à medula espinal desenvolvem-se por volta do fim da sétima semana de gestação (por exemplo, observaram-se respostas labiais tácteis depois desse período), e o tálamo, ao qual as fibras nervosas transmitem os impulsos dolorosos, diz-se que está funcional a partir da oitava semana de gestação. Mas, como vimos, a presença de respostas reflexas não é, só por si, suficiente para a percepção da dor. Em algumas descrições da senciência em embriões, a formação de todas as estruturas necessárias à percepção da dor aparece muito mais tarde na tabela de desenvolvimento pré-natal, quando se estabelecem ligações sinápticas no cérebro. Isto acontece no terceiro trimestre de gravidez.”
Lisa Bortolotti e John Harris
Pois! Mas o pior é que um defensor do não (que por norma nem ouvem quem vota sim, saindo-se logo com a ja irritante questão: então mas tu concordas com o aborto?) vai logo dizer: mas está ali escrito! no final da 7ª semana ja sente! pronto, devem votar não! Não me convencem! vou continuar a votar SIM
ResponderEliminarmartita:
ResponderEliminarAo fim da 7ª semana, não sentem de certeza absoluta. Foram notadas algumas resposta reflexas, o que é muito diferente. Os computadores também as têm, como é explicado numa posta anterior e isso não quer dizer que sintam. Para já, o Hall 9000 do 2001 Odisseia no Espaço ainda não passou de ficção. Nem o Deep Blue que ganhou ao Kasparov.